Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia |
Autor : | Vasconcelos, Renata Prado Castro, Carolina Araújo Moura Neto, Alcenor Rodrigues de Rocha, Soraya Gomes Barros, Adriana Rolim Campos Abdon, Ana Paula Vasconcellos |
Palabras clave : | Esgotamento Profissional;Estudantes;Fisioterapia |
Fecha de publicación : | abr-2012 |
Editorial : | Revista Fisioterapia & Saúde Funcional |
Citación : | VASCONCELOS, R. P. et al. A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia. Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 42-46, jan./jun. 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A síndrome de Burnout traduz-se em fenômeno de esgotamento profissional, facilmente detectado em profissionais e acadêmicos da área da saúde. Objetivo: Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout em acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com 50 acadêmicos de Fisioterapia de uma IES particular do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) composto por 22 itens respondido através de uma escala analógica visual, variando entre 0 (nunca) a 6 (todos os dias) de intensidade. Resultados: A amostra era formada por 38 (76%) do sexo feminino, com idade entre 20 a 38 anos, com média de 22,2 ± 3,02 anos. Em relação à exaustão emocional, 27 (54%) apresentaram escore elevado. Sobre a despersonalização e a realização profissional 20 (40%) e 28 (46%) exibiram escore baixo, respectivamente. Conclusão: Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia apontaram sinais de estresse condizentes com Burnout médio, vinculado possivelmente ao somatório das exigências da prática profissional com as atividades acadêmicas. |
Abstract: | Burnout syndrome is defined as the phenomenon of professional stress, easily detected in academic and professional health care. Objective: To investigate the occurrence of burnout in the last academic year of Physical Therapy from an institution of higher education (IHE). Methodology: We conducted a cross-sectional study with 50 students of physical therapy for a particular IES in the city of Fortaleza. We used the Maslach Burnout Inventory (MBI) consists of 22 items answered using a visual analog scaleranging from 0 (never) to 6 (all day). Results: The sample consisted of 38 (76%) were female, aged 20-38 years, with media of 22.2 ± 3,02 years. With regard to emotional exhaustion, 27 (54%) had high scores. About the depersonalization and personal accomplishment, 20 (40%) and 28 (46%) exhibited low score, respectively. Conclusion: The students last year Physical Therapy showed signs of stress consistent with Burnout medium, possibly linked to the sum of the demands of professional practice with academic activities. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446 |
ISSN : | 2238-8028 (Online) |
Aparece en las colecciones: | DEFISIO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_rpvasconcelos.pdf | 216,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.