Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Renata Prado | - |
dc.contributor.author | Castro, Carolina Araújo | - |
dc.contributor.author | Moura Neto, Alcenor Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Soraya Gomes | - |
dc.contributor.author | Barros, Adriana Rolim Campos | - |
dc.contributor.author | Abdon, Ana Paula Vasconcellos | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-13T14:29:56Z | - |
dc.date.available | 2015-10-13T14:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-04 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, R. P. et al. A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia. Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 42-46, jan./jun. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8028 (Online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446 | - |
dc.description.abstract | Burnout syndrome is defined as the phenomenon of professional stress, easily detected in academic and professional health care. Objective: To investigate the occurrence of burnout in the last academic year of Physical Therapy from an institution of higher education (IHE). Methodology: We conducted a cross-sectional study with 50 students of physical therapy for a particular IES in the city of Fortaleza. We used the Maslach Burnout Inventory (MBI) consists of 22 items answered using a visual analog scaleranging from 0 (never) to 6 (all day). Results: The sample consisted of 38 (76%) were female, aged 20-38 years, with media of 22.2 ± 3,02 years. With regard to emotional exhaustion, 27 (54%) had high scores. About the depersonalization and personal accomplishment, 20 (40%) and 28 (46%) exhibited low score, respectively. Conclusion: The students last year Physical Therapy showed signs of stress consistent with Burnout medium, possibly linked to the sum of the demands of professional practice with academic activities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Fisioterapia & Saúde Funcional | pt_BR |
dc.subject | Esgotamento Profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A síndrome de Burnout traduz-se em fenômeno de esgotamento profissional, facilmente detectado em profissionais e acadêmicos da área da saúde. Objetivo: Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout em acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com 50 acadêmicos de Fisioterapia de uma IES particular do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) composto por 22 itens respondido através de uma escala analógica visual, variando entre 0 (nunca) a 6 (todos os dias) de intensidade. Resultados: A amostra era formada por 38 (76%) do sexo feminino, com idade entre 20 a 38 anos, com média de 22,2 ± 3,02 anos. Em relação à exaustão emocional, 27 (54%) apresentaram escore elevado. Sobre a despersonalização e a realização profissional 20 (40%) e 28 (46%) exibiram escore baixo, respectivamente. Conclusão: Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia apontaram sinais de estresse condizentes com Burnout médio, vinculado possivelmente ao somatório das exigências da prática profissional com as atividades acadêmicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEFISIO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_rpvasconcelos.pdf | 216,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.