Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. |
Autor(es): | Pinto, Leonel Correia |
Palavras-chave: | Ciências Humanas;Metodologia da Compreensão Existencial;CSA - conhecer, sentir e agir;Domínio Psíquico;Psicossistema |
Data do documento: | 1983 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | PINTO, Leonel Correia. Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 21-38, 1982/1983. |
Resumo: | O conceito de método, ou metodologia, em ciência está ligado a uma lógica (dialética, dinâmica ou relação) entre: o objeto real visado por uma ciência, o instrumento ou instrumentos nela utilizados e os fins colimados pelo Sujeito que pratica o método. Para tudo isto usa-se, às vezes, o conceito mais amplo de metodologia, reservando "método" para o instrumento ou sequência de procedimentos. Teorias referentes a métodos têm caído muito em descrédito, nas Ciências Humanas, em razão de que não é possível ver, com exatidão aceitável, a que atribuir os resultados práticos - se aos "bons ou maus" métodos, ou às pessoas "boas ou más" que dizem fazer uso deles... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1983_art_lcpinto.pdf | 8,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.