Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. |
Authors: | Pinto, Leonel Correia |
Keywords: | Ciências Humanas;Metodologia da Compreensão Existencial;CSA - conhecer, sentir e agir;Domínio Psíquico;Psicossistema |
Issue Date: | 1983 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | PINTO, Leonel Correia. Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 21-38, 1982/1983. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O conceito de método, ou metodologia, em ciência está ligado a uma lógica (dialética, dinâmica ou relação) entre: o objeto real visado por uma ciência, o instrumento ou instrumentos nela utilizados e os fins colimados pelo Sujeito que pratica o método. Para tudo isto usa-se, às vezes, o conceito mais amplo de metodologia, reservando "método" para o instrumento ou sequência de procedimentos. Teorias referentes a métodos têm caído muito em descrédito, nas Ciências Humanas, em razão de que não é possível ver, com exatidão aceitável, a que atribuir os resultados práticos - se aos "bons ou maus" métodos, ou às pessoas "boas ou más" que dizem fazer uso deles... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1983_art_lcpinto.pdf | 8,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.