Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança.
Autor(es): Pinto, Leonel Correia
Palavras-chave: Ciências Humanas;Metodologia da Compreensão Existencial;CSA - conhecer, sentir e agir;Domínio Psíquico;Psicossistema
Data do documento: 1983
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: PINTO, Leonel Correia. Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 21-38, 1982/1983.
Resumo: O conceito de método, ou metodologia, em ciência está ligado a uma lógica (dialética, dinâmica ou relação) entre: o objeto real visado por uma ciência, o instrumento ou instrumentos nela utilizados e os fins colimados pelo Sujeito que pratica o método. Para tudo isto usa-se, às vezes, o conceito mais amplo de metodologia, reservando "método" para o instrumento ou sequência de procedimentos. Teorias referentes a métodos têm caído muito em descrédito, nas Ciências Humanas, em razão de que não é possível ver, com exatidão aceitável, a que atribuir os resultados práticos - se aos "bons ou maus" métodos, ou às pessoas "boas ou más" que dizem fazer uso deles...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_lcpinto.pdf8,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.