Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
Type: Artigo de Periódico
Title: A pesquisa educacional: problemas metodológicos
Authors: Therrien, Jacques
Keywords: Problemas metodológicos da pesquisa em Educação;Método de pesquisa;Técnica de pesquisa;Postura do pesquisador
Issue Date: 1983
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: THERRIEN, Jacques. A pesquisa educacional: problemas metodológicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 99-101, 1982/1983.
Abstract in Brazilian Portuguese: A questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_art_jtherrien.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.