Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Therrien, Jacques | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T12:51:17Z | - |
dc.date.available | 2015-05-12T12:51:17Z | - |
dc.date.issued | 1983 | - |
dc.identifier.citation | THERRIEN, Jacques. A pesquisa educacional: problemas metodológicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 99-101, 1982/1983. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Problemas metodológicos da pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.subject | Método de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Técnica de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Postura do pesquisador | pt_BR |
dc.title | A pesquisa educacional: problemas metodológicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1983_art_jtherrien.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.