Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Para uma psicologia do ensino da redação
Autor : Pinto, Leonel Correia
Palabras clave : Ensino e o aprendizado;Psicologia do ensino;Lei da redação;Método dos sentidos;Ensino da correção gramatical
Fecha de publicación : 1978
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.
Resumen en portugués brasileño: Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1978_art_lcpinto.pdf20,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.