Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Leonel Correia-
dc.date.accessioned2015-04-13T11:10:48Z-
dc.date.available2015-04-13T11:10:48Z-
dc.date.issued1978-
dc.identifier.citationPINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e o aprendizadopt_BR
dc.subjectPsicologia do ensinopt_BR
dc.subjectLei da redaçãopt_BR
dc.subjectMétodo dos sentidospt_BR
dc.subjectEnsino da correção gramaticalpt_BR
dc.titlePara uma psicologia do ensino da redaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTodo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_art_lcpinto.pdf20,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.