Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Para uma psicologia do ensino da redação |
Authors: | Pinto, Leonel Correia |
Keywords: | Ensino e o aprendizado;Psicologia do ensino;Lei da redação;Método dos sentidos;Ensino da correção gramatical |
Issue Date: | 1978 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1978_art_lcpinto.pdf | 20,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.