Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
2023 | As categorias do trabalho e da reprodução como constituintes do ser social a partir do pensamento de György Lukács | Lemos, Jessica Holanda | Dissertação |
2022 | A concepção de mudança radical na teoria crítica de Herbert Marcuse | Aquino, John Karley de Sousa | Tese |
2020 | Contribuição do ensino de Filosofia para a formação autônoma e emancipada de alunos do Ensino Médio | Formiga, Jean Carlos Dantas | Dissertação |
2016 | A determinação reflexiva na formação docente mediada pela política educacional do PIBID | Lopes, Fátima Maria Nobre; Silva Filho, Adauto Lopes da; Pinheiro, Víctor Moita | Artigo de Periódico |
2018 | Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura | Lopes, Fátima Maria Nobre; Silva Filho, Adauto Lopes da | Artigo de Periódico |
2018 | A dupla dimensão da tecnologia em Herbert Marcuse | Ferreira, Camila Duarte | Dissertação |
2021 | Dupla dimensão ontológica do trabalho docente universitário no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Exatas | Pinheiro, Víctor Moita | Tese |
2020 | Elementos platônicos para uma teoria crítica da sociedade: uma leitura Marcuseana de Platão | Silva Filho, Adauto Lopes da; Oliveira, Felipe Bezerra de Castro; Freitas, Jéssyca Aragão de | Artigo de Periódico |
2018 | Fantasia e utopia: a libertação em Herbert Marcuse | Matias, Ciro Augusto Mota | Dissertação |
2020 | A formação continuada como mediação para a práxis docente: capacitação, esclarecimento e emancipação | Oliveira, Raimunda Pereira de Macêdo | Dissertação |
2023 | Gênero e política: o feminino como antítese da sociedade capitalista na teoria crítica de Herbert Marcuse | Jucá, Mikaelly da Costa | Dissertação |
2017 | Hegel: a filosofia enquanto sistema da razão | Lopes, Fátima Maria Nobre; Silva Filho, Adauto Lopes da | Artigo de Periódico |
2007 | História, Razão Instrumental e Educação Emancipativa. | Silva Filho, Adauto Lopes da | Tese |
2011 | O Marxismo de Marcuse na Escola de Frankfurt | Silva Filho, Adauto Lopes da | Artigo de Periódico |
2013 | O papel político do educador: Gramsci e Adorno | Lopes, Fátima Maria Nobre; Silva Filho, Adauto Lopes da | Artigo de Periódico |
2021 | Projeto Político-Pedagógico: instrumento de mediação para a formação de uma racionalidade crítica | Moreira, Uly Alves | Dissertação |
2023 | O ser e o dever ser do coordenador pedagógico em escolas públicas municipais de Fortaleza (CE): uma análise da dimensão ética do seu trabalho a partir dos pressupostos ontológicos do filósofo György Lukács | Sátiro, Charmênia Freitas de | Tese |
2021 | O trabalho como estrutura fundamental do ser social na ontologia de György Lukács | Sousa, Jaireilson Silva de | Dissertação |