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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63018
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto Político-Pedagógico: instrumento de mediação para a formação de uma racionalidade crítica |
Autor(es): | Moreira, Uly Alves |
Orientador: | Silva Filho, Adauto Lopes da |
Palavras-chave: | Racionalidade tecnológica;Projeto Político-Pedagógico;Democratização do ensino;Racionalidade crítica |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MOREIRA, Uly Alves. Projeto político-pedagógico: instrumento de mediação para a formação de uma racionalidade crítica. Orientador: Adauto Lopes da Silva Filho. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O avanço da ciência e da tecnologia tem provocado rápidas transformações nas últimas décadas, possibilitando mudanças extensivas na área do trabalho e na forma de organização da sociedade e, em consequência, também na educação. Apesar dessas mudanças, o intento do movimento iluminista de libertar a razão humana do medo e do mito da chamada Idade Média, por meio do desenvolvimento das ciências, acabou por fracassar, pois a razão iluminista e esclarecedora tornou-se agora uma razão instrumental, provocando a perda da criticidade da razão, sucumbindo aos ditames do aparato tecnológico. Nesse sentido, a razão instrumental impactou também os procedimentos educacionais, visto que a educação se transformou em um processo fragmentado e descontextualizado por difundir ideias que garantem a manutenção da ordem social pela adesão das consciências individuais às pseudo verdades propagadas pelo aparato tecnológico. Diante dessa situação urge a necessidade de uma formação crítica para possibilitar ao indivíduo ver além do que está posto. A educação escolar, por meio do processo de democratização de ensino, tem buscado viabilizar esse processo de várias maneiras, uma delas é dando autonomia para a escola construir o seu Projeto Político-Pedagógico. Através da construção desse documento, de forma coletiva, o mesmo poderá ser um instrumento de mediação para essa formação crítica, contribuindo, portanto, para o esclarecimento, a autonomia de pensamento e, consequentemente, para uma participação crítica e reflexiva dos membros escolares na democratização do ensino, pois o Projeto Político-Pedagógico reflete a identidade da escola, sua finalidade, suas especificidades, sua proposta pedagógica e política de educação. Por consequência, sua construção deve ser coletiva e participativa, reforçando a autonomia do pensamento e o diálogo. Nesse contexto, a pesquisa em questão tem o objetivo de analisar se o Projeto Político-Pedagógico pode ser um instrumento mediador para a formação da racionalidade crítica em uma sociedade unidimensional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho eminentemente teórico, baseada em obras do filósofo alemão Herbert Marcuse, destacando suas posições sobre sociedade unidimensional, racionalidade tecnológica e racionalidade crítica. Não obstante, também tomaremos o apoio teórico de outros pensadores, como: Adorno (1995, 1985), Kant (1974, 1999), Lück (2013, 2014, 2007), Veiga (1998, 2004), Mészáros (2008), entre outros. Em nossos resultados pudemos verificar que a reflexão acerca do processo de democratização do ensino na sociedade unidimensional, contextualizando a partir da realidade histórica brasileira, nos leva a compreender que esse processo depende de vários fatores, dentre eles, a utilização do Projeto Político-Pedagógico como um instrumento que, a partir de um processo de construção coletiva, poderá viabilizar a democratização do ensino e a formação da racionalidade crítica. A partir dessas considerações, concluímos que o Projeto Político-Pedagógico é um documento que deve estar em constante processo de construção e atualização para alcançarmos uma educação escolar mais democrática, contribuindo, assim, para a formação de uma racionalidade crítica e, consequentemente, para uma sociedade qualitativamente melhor e mais democrática |
Abstract: | The advance of science and technology has caused rapid transformations in recent decades, enabling extensive changes in the area of work and in the way society is organization, and, consequently, also in education. Despite these changes, the intention of the Enlightenment movement to free the human reason of fear and myth of the so-called Middle Ages, through the development of the sciences, eventually failed, because the Enlightenment and enlightening reason has now become an instrumental reason causing the loss of the criticality of reason, succumbing to the dictates of the technological device. In this sense, instrumental reason also impacted educational procedures, since education has become a fragmented and decontextualized process, by disseminating ideas that guarantee the maintenance of the social order by the adhering of individual consciences to the pseudotruths propagated by the technological device. In view of this situation, the need for critical training is urgently needed to enable the individual to see beyond what is put. School education, through the process of democratization of teaching, has sought to make this process feasible in several ways, one of which is giving autonomy for the school to build its Political-Pedagogical Project. Through the construction of this document, collectively, it can be an instrument of mediation for this critical formation, thus contributing to the clarification, autonomy of thought and, consequently, to a critical and reflective participation of school members in the democratization of teaching, because the Political-Pedagogical Project reflects the identity of the school, its purpose, its specificities , its pedagogical proposal and education policy. Consequently, its construction must be collective and participatory, reinforcing the autonomy of thought and dialogue. In this context, the research in question aims to analyze whether the Political-Pedagogical Project can be a mediating instrument for the formation of critical rationality in a one-dimensional society. This is a qualitative research, of an eminently theoretical nature, based on works by the German philosopher Herbert Marcuse, highlighting his positions on one-dimensional society, technological rationality and critical rationality. Nevertheless we will also take the theoretical support of other thinkers, such as: Adorno (1995, 1985), Kant (1974), Luck (2013, 2014, 2007), Veiga (1998, 2004), Mészáros (2008), among others. In our results, we could verify that the reflection on the democratization process of teaching in a one-dimensional society, contextualizing it from the Brazilian historical reality, leads us to understand that this process depends on several factors, including the use of the Political-Pedagogical Project as an instrument that, from a process of collective construction, will be able to enable the democratization of education and the formation of critical rationality. Based on these considerations, we conclude that the Political-Pedagogical Project is a document that must be in a constant process of construction and updating in order to achieve a more democratic school education, thus contributing to the formation of a critical rationality and, consequently, to a qualitatively better and more democratic society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63018 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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