Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23418
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel político do educador: Gramsci e Adorno
Título em inglês: The political role of the educator: Gramsci and Adorno
Autor(es): Lopes, Fátima Maria Nobre
Silva Filho, Adauto Lopes da
Palavras-chave: Educador;Esclarecimento;Bloco histórico;Emancipação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes da. O papel político do educador: Gramsci e Adorno . Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 10, p. 7-16, 2013.
Resumo: O presente artigo objetiva demonstrar, a partir das posições de Gramsci e de Adorno, a importância do papel político do educador para o fortalecimento de um novo bloco histórico e para a formação do pensamento crítico, reflexivo, esclarecido e autônomo dos indivíduos, contribuindo para descortinar a realidade aparente e para a geração de um novo mundo social. Nesse sentido, fica claro que a prática do educador não pode ser neutra diante da realidade educacional e social, pois o trabalho pedagógico é essencialmente político tenha ou não o educador consciência disso. Portanto, a formação da consciência esclarecida e autônoma não é espontânea, nem natural, e sim exige o auxílio de elementos externos cuja mediação central se dá pela educação, daí a especificidade do papel político do educador.
Abstract: This article intends to demonstrate, based on Garmsci and Adorno’s thoughts, the importance of the political role of the educator to the strengthening of a new historical bloc and to the formation of the individuals’ critical, reflexive, clarified and autonomous thinking. This contributes to uncover the illusory reality and to generate a new social world. Therefore, it becomes clear that the educator practice cannot be neutral in face of the social and educational reality, since the pedagogical work is essentially political even if the educator is aware – or not – of this fact. So, the formation of an autonomous and clarified conscience is not spontaneous, neither natural; it demands the help of external elements which central mediation happens through education. Here lies the specificity of the political role of the educator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23418
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_fmnlopesalsilvafilho.pdf57,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.