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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79539
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação em profundidade do Projeto Futsal SESC, uma análise das percepções dos atores sociais nos núcleos das escolas Educar SESC I e II na cidade de Fortaleza |
Autor(es): | Oliveira, Francisco Antonio Rodrigues |
Orientador: | Novaes, Thiago Oliveira da Silva |
Palavras-chave em português: | Crianças e adolescentes;Futsal SESC;Habilidades Corporais;Pedagogia do esporte;Política Pública de Esporte e Lazer |
Palavras-chave em inglês: | SESC Futsal;Integral development;Children and adolescents;Social inclusion;Sports public policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Francisco Antonio Rodrigues. Avaliação em profundidade do Projeto Futsal SESC, uma análise das percepções dos atores sociais nos núcleos das escolas Educar SESC I e II na cidade de Fortaleza. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo avaliar a efetividade do Programa Futsal SESC, enquanto ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Buscou-se compreender a experiência dos envolvidos no programa, considerando o contexto social e cultural, para tanto foram utilizados questionários e entrevistas com os responsáveis pelos participantes. Sendo que, as informações foram organizadas em eixos temáticos e analisadas para identificar padrões e significados. A abordagem qualitativa utilizada para interpretar os fenômenos no contexto natural dos participantes, segundo os significados atribuídos pelos envolvidos. O futsal se configura como uma ferramenta poderosa para promoção da inclusão social, a partir do desenvolvimento de habilidades motoras e sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Ao oportunizar a prática esportiva para crianças e adolescentes de diferentes origens sociais, o SESC contribui para a democratização do acesso ao esporte e para a redução das desigualdades sociais. É perceptível a evolução técnica dos alunos, a aquisição de habilidades motoras e o impacto do futsal no desenvolvimento integral dos participantes. Ao participar do programa, os jovens desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, disciplina, respeito às diferenças e autoestima, o que os prepara melhor para enfrentar os desafios da vida. Uma vez que a pesquisa aborda a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e transformação social, pode-se inferir potencial de contribuição para o aprimoramento das políticas públicas de esporte e lazer. O estudo reforça a ideia de que o esporte, quando praticado de forma organizada e com objetivos claros, é um preponderante instrumento para o desenvolvimento humano integral em comunidades vulneráveis. |
Abstract: | This study aims to evaluate the effectiveness of the SESC Futsal Program as a tool for the integral development of children and adolescents. It sought to understand the experience of those involved in the program, considering the social and cultural context. To this end, questionnaires and interviews were used with the participants' guardians. The information was organized into thematic axes and analyzed to identify patterns and meanings. A qualitative approach was used to interpret the phenomena in the natural context of the participants, according to the meanings attributed by those involved. Futsal is configured as a powerful tool for promoting social inclusion, through the development of motor and social skills, contributing to the formation of more conscious and engaged citizens. By providing the opportunity to practice sports for children and adolescents from different social backgrounds, SESC contributes to the democratization of access to sports and the reduction of social inequalities. The technical evolution of the students, the acquisition of motor skills, and the impact of futsal on the integral development of the participants are perceptible. By participating in the program, young people develop skills such as teamwork, discipline, respect for differences, and self-esteem, which better prepares them to face life's challenges. Since the research addresses the importance of sports as a tool for social inclusion and transformation, it can be inferred that it has the potential to contribute to the improvement of public policies for sports and leisure. The study reinforces the idea that sports, when practiced in an organized manner and with clear objectives, is a preponderant instrument for the integral human development of vulnerable communities |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79539 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6664290716884788 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2316457320482832 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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