Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47213
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Etnometodologia e discurso instrucional: elementos teórico-metodológicos para a pesquisa de sala de aula
Autor(es): Silva Neto, João Gomes da
Palavras-chave: Linguística aplicada;Etnometodologia;Pragmática;Sociolinguística
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: SILVA NETO, João Gomes da. Elementos de argumentação na sala de aula: a explicação sobre a literatura. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
Resumo: Nesta comunicação, pretendemos refletir sobre a elaboração de um modelo teórico e metodológico operacional na pesquisa em Lingüística aplicada ao discurso de sala de aula. Nosso trabalho se inscreve em um modo de pesquisa baseado na etnometodologia, com aportes da análise do discurso, da sociolinguística e da pragmática linguística.
Abstract: This work aims to reflect on the elaboration of a theoretical and methodological model of applied linguistics, focusing on the classroom speech. This paper has been elaborated throughout a research based on ethnomethodology, gathering other approaches such as conversation analysis, socio-linguistics and pragmatics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47213
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_jgsneto.pdf156,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.