Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê?
Autor(es): Cardozo, Maria José Pires Barros
Arrais Neto, Enéas de Araújo
Palavras-chave: Ensino Médio;Formação do trabalhador;Desqualificação;Qualificação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174.
Resumo: A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
ISBN: 978 85 7282 625 9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mjpbcardozoeaarraisneto.pdf7,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.