Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
Autor : | Cardozo, Maria José Pires Barros Arrais Neto, Enéas de Araújo |
Palabras clave : | Ensino Médio;Formação do trabalhador;Desqualificação;Qualificação |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174. |
Resumen en portugués brasileño: | A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939 |
ISBN : | 978 85 7282 625 9 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mjpbcardozoeaarraisneto.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.