Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? |
Autor(es): | Cardozo, Maria José Pires Barros Arrais Neto, Enéas de Araújo |
Palavras-chave: | Ensino Médio;Formação do trabalhador;Desqualificação;Qualificação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 157-174. |
Resumo: | A formação humana sob o modo de produção capitalista deve ser compreendida na relação dialética de subsunção do trabalhador ao capital e na luta contra essa subsunção, uma vez que o projeto burguês procura educar o trabalhador de acordo com as necessidades de valorização do capital e da reprodução da força de trabalho como mercadoria. Assim, desde a cooperação simples até o atual momento do capitalismo, a produção foi mutilando o trabalhador, expropriando os seus meios produtivos e separando-o dos seus conhecimentos, de modo que sua força de trabalho individual deixa de cumprir seu serviço se não estiver vendida ao capital (MARX, 1983), ou seja, quando o trabalhador "livre" passa a dispor apenas de capacidade de trabalho, criadora de valor de troca, uma mercadoria igual a qualquer outra. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39939 |
ISBN: | 978 85 7282 625 9 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mjpbcardozoeaarraisneto.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.