Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Redação: proposta de um modelo avaliativo |
Autor(es): | Monteiro, José Lemos |
Palavras-chave: | Redação;Linguagem escrita;Desenvolvimento da fluência;Modelo avaliativo;Erro gramatical |
Data do documento: | 1980 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980. |
Resumo: | Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1980_art_jlmonteiro.pdf | 6,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.