Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9970
Tipo: Dissertação
Título : Educação continuada na gestão universitária: o caso do mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC)
Autor : Soares, Francisco Jonatan
Tutor: Rodrigues, Maxweel Veras
Palabras clave : Educação permanente;Administração Pública;Gestão Universitária;Gestão Estratégica;Mestrado profissional
Fecha de publicación : ago-2013
Editorial : http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10683
Citación : SOARES, Francisco Jonatan. A educação continuada na gestão universitária: o caso do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc). 2013. 93f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumen en portugués brasileño: A educação continuada tem sido um mecanismo vigoroso no enfrentamento das questões trazidas a tona pelo mundo em completa ebulição, especialmente no que diz respeito às mudanças. Elas requerem dos seres humanos contínuo aprendizado tanto relacionado à educação formal, como ao aprimoramento permanente da formação acadêmica e profissional. Neste contexto, encontram-se os Mestrados Profissionais, que têm como principal objetivo dotar os trabalhadores de ferramentas cognitivas e práticas para a boa execução atividades nas organizações em que trabalham. A Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituição de Ensino Superior (IES), congrega além do ensino, pesquisa e extensão, a gestão estratégica, deste modo criando em 2005 o Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), visando apresentar processos de planejamento e gestão inovadores que impulsionassem os setores acadêmico e administrativo da UFC, no sentido de melhorar suas políticas educacionais e de gestão, com mecanismos eficientes de interação institucional e com o meio ambiente externo. Destarte a implantação do referido Mestrado, desde 2005, importa saber de que forma estão sendo utilizados os produtos desse modelo de educação continuada e que mudanças concretas esses saberes produziram para a implantação de novas estratégias na gestão na UFC. Nesse sentido, essa pesquisa, de caráter qualitativo, quantitativo e descritiva, propõe-se avaliar os resultados alcançados pelo POLEDUC como mecanismo de educação continuada, bem como as mudanças produzidas nos egressos e na gestão estratégica da UFC. Nos resultados alcançados, há indicativos, consistentes que o POLEDUC é um bom mecanismo de educação continuada, portanto a Universidade Federal do Ceará é uma instituição que aprende e contribuiu positivamente na vida profissional dos egressos, tendo em vista que estes construíram novos conhecimentos de gestão estratégica inovadora. Mas apesar da mudança significativa nas atividades profissionais do egresso, não há indicativos de mudanças inseridas na gestão universitária, tendo em vista o baixo nível de utilização dos conhecimentos gerados nas dissertações, para a melhoria das práticas profissionais e da gestão, tendo em vista que a criação do curso ancorou-se em uma política de formação continuada dos servidores da UFC e instituições congêneres e parceiras.
Abstract: Continuing education has been a powerful mechanism in addressing the issues brought to light by the world at full boil, especially with re gard to changes. They require continuous human learning both related to formal education suc h as the ongoing improvement of academic and professional training. In this context , are the Masters Professionals who have as main objective to equip workers cognitive tools and practices to adequately perform activities in the organizations in which they work. The Federa l University of Ceará (UFC), Higher Education Institution (HEI), congregates in the tea ching, research and outreach, strategic management, thereby creating in 2005 a Masters in P ublic Policy and Management in Higher Education (POLEDUC), aiming present planning proces ses and innovative management that would boost the academic and administrative UFC, to improve its educational policies and management with efficient mechanisms of institution al interaction and the external environment. Thus the implementation of the said Ma ster, since 2005, important to know how the products are being used this model of continuin g education and practical knowledge produced concrete changes to the implementation of new strategies in managing the UFC. In this sense, this research, qualitative, quantitativ e and descriptive, it is proposed to evaluate the results achieved by POLEDUC as a mechanism for cont inuing education, as well as the changes produced in the graduates and strategic man agement of the UFC. In the results, there are indications, that the consistent POLEDUC is a g ood mechanism for continuing education, so the Federal University of Ceará is a learning in stitution and contributed positively in life of graduates, given that these have built new knowledg e of strategic management innovative. But despite the significant change in the professio nal activities of graduates, there are no indications of changes introduced in university man agement, in view of the low level of use of the knowledge generated in the dissertations, fo r the improvement of professional practices and management in order that the creation of the co urse was anchored on a policy of ongoing training of servers UFC and similar institutions an d partners.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9970
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_fjsoares.pdf847,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.