Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9460
Tipo: Tese
Título: Avaliação de impacto e formulação de modelo para política educacional
Autor(es): Lavor, Daniel Campos
Orientador: Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palavras-chave: Política educacional;Modelos matemáticos
Data do documento: 2012
Citação: LAVOR, Daniel Campos. Avaliação de impacto e formulação de modelo para política educacional. 2012. 79f. Tese (doutorado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: Em virtude da importância atribuída à educação como um dos maiores condutores do crescimento, e à grande variação de impactos decorrentes das diferentes políticas educacionais, a educação básica mantem-se um tema ativo na agenda de pesquisadores, na busca do desenvolvimento de pesquisas teóricas e empíricas, em alternativas abordagens de tratamento. A Ciência Econômica tem contribuído significativamente com novas abordagens metodológicas na relação entre as ideias e a implementação de análises empíricas, através do uso intensivo de modelos matemáticos explicativos. Inspirado nisso, este trabalho espera contribuir para o debate através da formulação de um modelo matemático que busca solucionar alguns impasses incorridos nas análises empíricas. Tal modelo foi desenvolvido com base em pesquisas especializadas, que identificaram novos fatores explicativos da qualidade da educação, corroboradas por duas análises empíricas. Inicialmente, investigou-se os fatores escolares relacionados à diferença de desempenho das escolas públicas brasileiras, medida através do índice de Theil-L, a partir dos resultados observados na Prova Brasil de 2011. Em seguida, realizou-se uma avaliação de impacto de uma política educacional específica, para a qual se utilizou o método de Controle Sintético, constatando a efetividade da política. A partir disso, há a expectativa de que o modelo desenvolvido auxilie na discussão dos mecanismos que possibilitam políticas de educação de maior impacto
Abstract: Due to the worldwide recognition of the importance attached to education as a major engine of growth, and the wide range of impacts carried out by the different educational policies, investigating basic education has been kept active on the agenda of researchers in the pursuit of the development of theoretical and empirical research, as well as alternative treatment approaches. Economic Science has contributed significantly to new methodological approaches in the relationship between ideas and implementation of empirical analysis, through extensive use of mathematical explanatory models. Inspired by this, this paper hopes to contribute to the debate by formulating a mathematical model that seeks to solve some deadlocks incurred in several empirical analyzes. This model was empirically applied through two distinct approaches, which identified new factors explaining the quality of education. Firstly, it was investigated the schooling factors that dictate the differences in the scores of the “Prova Brazil of 2011” for public schools based upon the Theil-L index. Secondly, an impact evaluation of a specific educational policy was performed through a Synthetic Control Method, which pointed for the effectiveness of such policy. It is expected that the developed model contributes to the debate about alternative impact mechanisms caused by education policies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9460
Aparece nas coleções:CAEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tese_dclavor.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.