Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9234
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
Autor : Paiva, Ricardo Alexandre
Palabras clave : ícones urbanos e arquitetônicos;Turismo;intervenção urbana;imagem turística
Fecha de publicación : 2014
Editorial : R. B. Estudos Urbanos e Regionais
Citación : PAIVA, R. A. O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos. R. B. Estudos Urbanos e Regionais, v.16, n.1, p.107-123, / Maio 2014
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9234
ISSN : 2317-1529
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DAUD - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art1_rapaiva.pdf2014_art_turismo282,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.