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dc.contributor.authorPaiva, Ricardo Alexandre-
dc.date.accessioned2014-10-02T14:56:51Z-
dc.date.available2014-10-02T14:56:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPAIVA, R. A. O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos. R. B. Estudos Urbanos e Regionais, v.16, n.1, p.107-123, / Maio 2014pt_BR
dc.identifier.issn2317-1529-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9234-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherR. B. Estudos Urbanos e Regionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectícones urbanos e arquitetônicospt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectintervenção urbanapt_BR
dc.subjectimagem turísticapt_BR
dc.titleO turismo e os ícones urbanos e arquitetônicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.pt_BR
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