Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8829
Tipo: Dissertação
Título : Utilizando as planilhas eletrônicas para determinar os elementos das cônicas
Título en inglés: Using spreadsheets to determine the elements of Conical
Autor : Batista, Fernando do Carmo
Tutor: Silva, Jonatan Floriano da
Palabras clave : Geometria analítica;Software educacional;Planilhas eletrônicas
Fecha de publicación : 2014
Citación : BATISTA, Fernando do Carmo. Utilizando as planilhas eletrônicas para determinar os elementos das cônicas. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho, falaremos sobre cônicas e equação geral do segundo grau, histórico e parte teórica, aplicando estes conhecimentos na elaboração de planilhas eletrônicas para identificar qual a cônica (elipse, hipérbole ou parábola, bem como seus casos degenerados) e determinar seus principais elementos a partir de suas equações, na forma canônica ou geral do segundo grau. Para melhor compreensão e fixação do que vai ser exposto, faremos uso de atividades interativas com a utilização de computador.
Abstract: In this paper, we will discuss general conic and quadratic equation, historical and theoretical part, applying this knowledge in designing spreadsheets to identify which conic (ellipse, parabola or hyperbola, as well as their degenerate cases) and determine its main elements from their equations in canonical or general high school.For better understanding and assessment of what will be, we will make use of interactive activities with the use of computer.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8829
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014 _dis_fcbatista.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.