Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83639| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Jogos didáticos: uma abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para o 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza |
| Título em inglês: | Educational games: an interdisciplinary approach to science teaching for 9th grade students at a municipal public school in Fortaleza |
| Autor(es): | Silva, Silvio Henrique Xavier da |
| Orientador: | Santos, Maria José Costa dos |
| Palavras-chave em português: | Ciências (Ensino Fundamental);Ciências - Estudo e ensino;Jogos no ensino de ciências |
| Palavras-chave em inglês: | Science (Elementary School);Science - Study and teaching;Games in science education |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SILVA, Silvio Henrique Xavier da. Jogos didáticos: uma abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para o 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. 2025. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | As dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental, requer práticas diferenciadas, que ultrapasse o domínio dos conteúdos. Portanto, é essencial que o professor tenha diversos recursos didáticos afim de incluir os discentes no processo de ensino e aprendizagem, para que possam vivenciar práticas que envolvam uma aprendizagem de forma harmoniosa. A pesquisa tem como objetivo de estudo buscar na literatura os benefícios dos jogos didáticos, e a construção de manual para a produção de 2 jogos didáticos como produto educacional. O referido trabalho tem como ponto de partida a observação do pesquisador como professor de Ciências, que observou que a realização de trabalhos desenvolvidos com os alunos, onde eles demonstravam desinteresse em aulas expositivas e que passavam a ter mais interesse com envolvimento de jogos. Pretendemos pela criação de jogos, fornecer materiais alternativos para otimizar as aulas de ciências para o 9º ano do ensino fundamental. A metodologia se caracteriza como exploratória, tendo uma abordadem qualitativa e quantitativa. Dividi-se em 3 fases: A primeira fase foi observar na literatura a visão dos autores sobre os jogos didáticos. A segunda fase a aplicação de um questionário, para saber quais conteúdos de ciências tinham mais interesse, que tipos de jogos tinham mais acesso e qual o grau de dificuldade que eles percebiam sobre os jogos didáticos. E a terceira fase um passeio no museu, onde os alunos tiveram o contato com jogos didáticos. A pesquisa teve como resultado a criação de um manual com 2 jogos didáticos: o dominó dos elementos químicos e o baralho das ligações iônicas. O manual descreve como foi criado os jogos, como deve ser utilizado. A conclusão desta pesquisa é que a criação dos jogos dominó dos elementos químicos e baralho da ligação iônica tem a intenção de possibilitar a apropriação de conteúdos de ciências de forma harmoniosa e divertida. |
| Abstract: | The challenges faced by elementary school science teachers require differentiated practices that go beyond mastery of the content. Therefore, it is essential that teachers have a variety of teaching resources to include students in the teaching and learning process, enabling them to experience practices that involve harmonious learning. The research aims to explore the benefits of educational games in the literature and develop a manual for the production of two educational games as educational products. The study begins with the researcher's observation as a science teacher. He observed that, through work with students, they demonstrated disinterest in lectures and became more interested with the involvement of games. By creating games, we aim to provide alternative materials to optimize science classes for 9th graders. The methodology is exploratory, with a qualitative and quantitative approach. It was divided into three phases: The first phase involved examining the authors' perspectives on educational games in the literature. The second phase involved administering a questionnaire to determine which science content attracted the most interest, which types of games were most accessible, and the perceived difficulty of the educational games. The third phase involved a museum outing, where students were introduced to educational games. The research resulted in the creation of a manual with two educational games: the chemical elements dominoes and the ionic bonds deck. The manual describes how the games were created and how they should be used. The conclusion of this research is that the creation of the chemical elements dominoes and the ionic bonds deck is intended to enable the appropriation of science content in a harmonious and fun way. |
| Descrição: | Acompanha produto educacional: Manual para a confecção e aplicação dos jogos didáticos: dominó dos elementos químicos e baralho da ligação iônica |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83639 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5272469380515816 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-9623-5549 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_shxsilva.pdf | DISSERTAÇÃO | 7,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_shxsilva.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 7,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.