Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83625| Tipo: | Livro |
| Título: | Práticas inovadoras na docência do ensino superior 2025 |
| Organizador(es): | Soares, Maria Elias Brilhante, Sâmia Lima, Maria Claudete |
| Palavras-chave em português: | Docência;praticas inovadoras |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Imprensa Universitária |
| Citação: | SOARES, Maria Elias; BRILHANTE, Sâmia; LIMA, Maria Claudete. Práticas inovadoras na docência do ensino superior 2025. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83625. Acesso em: |
| Resumo: | Os doze capítulos aqui reunidos refletem o compromisso da Universidade Federal do Ceará em valorizar e apoiar práticas inovadoras que colocam o(a) estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. São experiências que unem docentes e discentes, conectam graduação e pós-graduação, e mostram que a universidade pode e deve ser um espaço de criação e protagonismo. Agrupados em quatro partes e produzidos por professores e alunos de diversos cursos e campi da UFC, os relatos trazem caminhos diversos: desde o uso de tecnologias digitais até a valorização do semiárido, desde a gamificação até o ensino da saúde menstrual, desde a microscopia virtual até a integração com a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Em todos eles, há um elemento em comum: o reconhecimento de que o ensino-aprendizagem ganha sentido quando envolve participação ativa, colaboração e respeito à diversidade de saberes e trajetórias. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83625 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | IU - Livros |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_liv_mesoares.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.