Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83369
Tipo: Livro
Título : Pensando o subdesenvolvimento hoje: reflexões a partir de um ensaio de Antonio Candido
Organizador: Melo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de
Oliveira, Irenísia Torres de
Damasceno, Kedma Janaína Freitas
Palabras clave en portugués brasileño: Literatura - subdesenvolvimento;Antonio Candido - ensaio;Literatura - história e crítica
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Fecha de publicación : 2025
Editorial : Imprensa Universitária
Citación : MELO, Ana Amélia de Moura Cavalcante de; OLIVEIRA, Irenísia Torres de; DAMASCENO, Kedma Janaína Freitas (org.). Pensando o subdesenvolvimento hoje: reflexões a partir de um ensaio de Antonio Candido. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83369. Acesso em:
Resumen en portugués brasileño: Os capítulos deste livro, com temáticas e perspectivas diversas, mostram que a categoria do subdesenvolvimento, como foi proposta por Antonio Candido, ainda é produtiva para pensar as questões culturais no Brasil, e mais especificamente aquelas relativas à literatura. Pensar em subdesenvolvimento traz à tona mazelas sociais e relações de exploração que continuam presentes em nossa sociedade, sob formas cada vez mais modernizadas. Nesse sentido, consideramos que essa categoria não deve ser descartada. No entanto, fica ainda em aberto uma discussão correlata sobre o que seria “desenvolvimento”, considerando a crise dos modelos capitalistas estadunidense e europeu. Estes parecem apontar hoje mais para a extinção do que para a emancipação da humanidade e geram um mal-estar que se expressa na avalanche de filmes e livros distópicos, com os quais a indústria cultural não para de lucrar. O ensaio de Antonio Candido, mesmo que tenha uma defasagem sobre os novos fenômenos culturais, acerta numa conclusão fundamental: a superação do subdesenvolvimento e suas mazelas econômicas, sociais e culturais só acontecerá com a mudança estrutural do país.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83369
ISBN : 978-85-7485-596-7
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: IU - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_liv_aamcmelo.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.