Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83147
Tipo: Dissertação
Título : A funcionalidade dos espaços/ambientes da creche no desenvolvimento integral dos bebês: o que dizem as professoras
Autor : Morais, Antônia Fabiola Agostinho de
Tutor: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palabras clave en portugués brasileño: Creche;Espaços/ambientes;Professoras;Bebês
Palabras clave en inglés: Daycare;Spaces/environments;Teachers;Babies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : MORAIS, Antônia Fabiola Agostinho de. A funcionalidade dos espaços/ambientes da creche no desenvolvimento integral dos bebês: o que dizem as professoras. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação centra-se na funcionalidade dos espaços/ambientes em creches e parte dos seguintes pressupostos: os espaços/ambientes da creche são um elemento importante o qual interfere e constitui as práticas pedagógicas; incluem tanto a arquitetura do prédio, sua decoração, os materiais que são utilizados por docentes e por bebês como as interações, suas finalidades e as vivências que neles acontecem; e refletem as concepções de criança e de Educação Infantil. Dessa forma, este estudo soma-se aos trabalhos de outros pesquisadores que buscam dar maior visibilidade aos bebês e suas professoras. Esta pesquisa visou a analisar a compreensão das professoras sobre a funcionalidade dos espaços/ambientes da creche com foco nas suas contribuições para o desenvolvimento integral dos bebês. Nesse sentido, dialoga com a Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky, 2010; Costa; Mello, 2017), com as Pedagogias em Participação (Formosinho, 2011; 2013; Hoyuelos, 2020; Edwards; Gandini; Forman, 2016), bem como com os demais estudos (Zabalza, 1998; Horn, 2004; 2017), os quais discutem do assunto evocado nesta dissertação. Trata-se de uma investigação qualitativa, com características etnográficas, realizada com professoras de bebês, atuantes em creches da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Fortaleza-CE em duas instituições distintas. Para a construção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, com o auxílio de desenhos feitos pelas professoras e fotografias também trazidas pelas docentes. A análise dos dados foi realizada, em consonância com os objetivos da pesquisa e com os estudos que a fundamentaram, inspirada na técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados da análise das falas das professoras apontaram que: as docentes concebem os espaços/ambientes como categorias distintas, enfrentando dificuldades em compreender sua inter-relação; no que se refere ao planejamento e organização desses espaços/ambientes para atendimento aos bebês, apontam-se diferentes estratégias e propostas, as quais são adaptadas conforme a intencionalidade das professoras e as necessidades das crianças. No entanto, algumas dessas ações são permeadas de improviso e carecem de planejamento; na percepção das docentes, as modificações que são feitas nos espaços/ambientes da creche interferem e repercutem diretamente nas suas ações e interações com os bebês, reconhecendo a necessidade de a creche se constituir como lugar de encantamento, maravilhamento, descoberta. As (in)conclusões deste trabalho indicam a necessidade de novas investigações que favoreçam a visibilidade dos bebês e de suas professoras, além disso, contribuam para a ampliação dos conhecimentos dos espaços/ambientes, consequentemente de suas funcionalidades, usos e utilidades, como componentes curriculares que possuem imensa relevância nas práticas pedagógicas, impactando no desenvolvimento integral dos bebês em sua primeira experiência de educação formal, em ambientes não domésticos, denominados creches. Os resultados deste estudo abrem caminho para outras pesquisas que possam ampliar os conhecimentos e as reflexões sobre a funcionalidade dos espaços/ambientes e sua potencialidade para favorecer o desenvolvimento integral dos bebês. Além disso, põe em relevo a necessidade de formação docente e de políticas que valorizem os espaços/ambientes como um componente curricular vital que compõe as práticas pedagógicas.
Abstract: This thesis focuses on the functionality of spaces/environments in daycare centers and is based on the following assumptions: spaces/environments of daycare centers are an important element that interferes with and constitutes pedagogical practices; they include as the architecture of the building, its decoration, the materials that are used by teachers and babie as the interactions, their purposes and the experiences that take place in them; and they reflect the conceptions of children and Early Childhood Education. In this way, this study adds to the work of other researchers who seek to give greater visibility to babies and their teachers. This research aimed to analyze teachers' understanding of the functionality of daycare spaces/environments with a focus on their contributions to the integral development of babies.In this sense, it dialogues with the Historical-Cultural Theory (Vigotsky, 2010; Costa; Mello, 2017), with Pedagogies in Participation (Formosinho, 2011; 2013; Hoyuelos, 2020; Edwards; Gandini; Forman, 2016), as well as with other studies (Zabalza, 1998; Horn, 2004; 2017), which discuss the subject raised in this dissertation.This is a qualitative investigation, with ethnographic characteristics, carried out with baby teachers, working in daycare centers of the Municipal Public Education Network of the city of Fortaleza-CE in two different institutions.To construct data, individual semi-structured interviews were conducted, with the help of drawings made by the teachers and photographs also brought by the teachers. Data analysis was carried out in line with the research objectives and the studies that supported it, inspired by the Content Analysis technique (Bardin, 2011).The results of the analysis of the teachers' statements indicated that: the teachers conceive of the spaces/environments as distinct categories, facing difficulties in understanding their interrelationship; with regard to the planning and organization of these spaces/environments to attend the babies, different strategies and proposals are indicated, which are adapted according to the teachers' intentions and the children's needs. However, some of these actions are permeated by improvisation and require planning; in the teachers' perception, the modifications that are made to the spaces/environments of the daycare center interfere and have a direct impact on their actions and interactions with the babies, recognizing the need for the daycare center to be a place of enchantment, wonder, and discovery. The (in) conclusions of this work indicate the need for new investigations that favor the visibility of babies and their teachers, in addition, contribute to the expansion of knowledge of spaces/environments, consequently of their functionalities, uses and utilities, as curricular components that have immense relevance in pedagogical practices, impacting the integral development of babies in their first experience of formal education, in non-domestic environments, called daycare centers. The results of this study pave the way for other research that can expand knowledge and reflections on the functionality of spaces/environments and their potential to favor the integral development of babies. Furthermore, it highlights the need for teacher training and policies that value spaces/environments as a vital curricular component that makes up pedagogical practices.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83147
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4528681773672077
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2741101989777106
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_afamorais.pdf966,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.