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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82922| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Análise da evolução educacional na rede municipal de Fortaleza de 2007 a 2023 |
| Título en inglés: | Analysis of educational developments in the municipal school system of Fortaleza from 2007 to 2023 |
| Autor : | Castro, Carlos David Mesquita |
| Tutor: | Monteiro, André Jalles |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Rendimento escolar;Avaliação educacional;Análise de séries temporais;Suavização exponencial |
| Palabras clave en inglés: | Academic achievement;Educational evaluation;Time-series analysis;Exponential smoothing |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS |
| Fecha de publicación : | ago-2025 |
| Citación : | CASTRO, Carlos David Mesquita. Análise da evolução educacional na rede municipal de Fortaleza de 2007 a 2023. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A evolução educacional configura-se como um processo histórico, social e institucional, diretamente influenciado por transformações estruturais e pedagógicas ao longo do tempo. Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução do desempenho educacional da rede pública municipal de Fortaleza, por meio da aplicação de modelos de suavização exponencial a séries temporais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no período de 2007 a 2023. O estudo parte do pressuposto de que o crescimento educacional — compreendido como a variação positiva do desempenho ao longo do tempo — constitui uma métrica mais sensível e equitativa para aferir a qualidade da educação, especialmente em contextos marcados por desigualdades socioeconômicas. A metodologia empregada utiliza técnicas de suavização exponencial para estimar os coeficientes angulares das séries padronizadas, possibilitando a identificação de padrões de crescimento entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como de assimetrias nas transições entre essas etapas. Os resultados revelam uma evolução mais consistente nos anos iniciais, ao passo que os anos finais demonstram maior instabilidade e menor ritmo de crescimento, sobretudo em escolas com maior complexidade organizacional. Destaca-se, ainda, que as unidades escolares com os mais elevados coeficientes de crescimento seguiram trajetórias diferenciadas em relação ao restante da rede, possivelmente em decorrência de estratégias pedagógicas e gerenciais focalizadas. Conclui-se que a utilização de modelos de suavização exponencial em dados educacionais representa uma abordagem metodológica promissora para o monitoramento contínuo da qualidade da aprendizagem, oferecendo subsídios relevantes à formulação de políticas públicas baseadas em evidências, com foco na equidade e na melhoria sustentada dos indicadores educacionais. |
| Abstract: | Educational development is configured as a historical, social, and institutional process, directly influenced by structural and pedagogical transformations over time. This dissertation aims to analyze the evolution of educational performance in the municipal public school system of Fortaleza, through the application of exponential smoothing models to time series data from the Basic Education Assessment System (Saeb), in the subjects of Portuguese Language and Mathematics, for the period from 2007 to 2023. The study is based on the assumption that educational growth—understood as the positive variation in performance over time—constitutes a more sensitive and equitable metric for assessing education quality, especially in contexts marked by socioeconomic inequalities. The methodology employed uses exponential smoothing techniques to estimate the slope coefficients of standardized series, enabling the identification of growth patterns between the early and final years of elementary education, as well as asymmetries in the transitions between these stages. The results reveal a more consistent evolution in the early years, whereas the final years demonstrate greater instability and a slower growth rate, particularly in schools with higher organizational complexity. It is also noteworthy that the schools with the highest growth coefficients followed distinct trajectories compared to the rest of the network, possibly due to targeted pedagogical and managerial strategies. It is concluded that the use of exponential smoothing models in educational data represents a promising methodological approach for the continuous monitoring of learning quality, providing relevant support for the formulation of evidence-based public policies focused on equity and the sustained improvement of educational indicators. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82922 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9018956288708881 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3993754230332852 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2025_dis_cdmcastro.pdf | Dissertação Versão Final | 6,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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