Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920
Tipo: Livro
Título : Diálogos de Matemática com a Pedagogia
Organizador: Bezerra, Antonio Marcelo Araújo
Prata, Glessiane Coeli Freitas Batista
Palabras clave en portugués brasileño: Matemática - Congresso;Pedagogia - Congresso;Educação matemática;Professor de matemática - educação continuada;Matemática - educação infantil;Pedagogia aplicada á matemática
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Fecha de publicación : 2025
Editorial : Objetivo educacional
Citación : DIAOLOGOS DE MATEMÁTICA COMA PEDAGOGIA, 14. 2025, Sobral. Anais [...]. Fortaleza: Objetivo educacional, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Os anais do XIV Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA), evento anual promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representam uma importante contribuição para o debate sobre a intersecção entre a pedagogia e a matemática. Publicados em 2025, estes anais abordam a temática "Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias e na inclusão e na formação de professores", refletindo o compromisso do evento em discutir as problemáticas que afetam o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades que impedem o avanço dos alunos no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. O DIMA, surgido da necessidade de divulgar a relevância da relação entre pedagogia e matemática, reconhece as lacunas formativas tanto de pedagogos quanto de licenciados em matemática, buscando suprir a carência de didática para uns e de conteúdo para outros. O público-alvo do evento é diversificado, abrangendo estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, formadores de professores, profissionais da educação e interessados nas temáticas que envolvem o ensino-aprendizagem de matemática e sua interface com a pedagogia. A relevância do G-TERCOA/CNPq e, consequentemente, do DIMA, estende-se para além do Ceará, contando com a participação de estudantes e professores de outros estados e países, como Portugal, Moçambique e Canadá. Além disso, o evento consolida a participação de mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação relevantes, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, e o Programa de Pós-Graduação em Doutorado em Ensino (Rede Renoen – Polo IFC), com vínculo ao Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da UFC. Os anais, portanto, compilam os resultados das discussões e trabalhos apresentados no evento, que incluiu palestras, oficinas e submissão de trabalhos, organizados em Grupos de Trabalho (GTs) que abordam as diversas facetas da Educação Matemática, como avaliação, currículos, práticas de ensino em diferentes etapas da educação, processos inclusivos,modelagem e cultura Maker, etnomatemática e cultura, e formação de professores. Este volume serve como um valioso recurso para a comunidade acadêmica e escolar, fomentando a pesquisa e a inovação no ensino da matemática.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920
ISBN : 978 65 83817 03 7
ORCID del organizador: https://orcid.org/0000-0003-4407-9614
https://orcid.org/0000-0002-3761-2604
Lattes del organizador: http://lattes.cnpq.br/5010027323945728
http://lattes.cnpq.br/7569347319035901
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: FACED - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_ liv_dima.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.