Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.organizerBezerra, Antonio Marcelo Araújo-
dc.contributor.organizerPrata, Glessiane Coeli Freitas Batista-
dc.date.accessioned2025-10-07T12:57:38Z-
dc.date.available2025-10-07T12:57:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDIAOLOGOS DE MATEMÁTICA COMA PEDAGOGIA, 14. 2025, Sobral. Anais [...]. Fortaleza: Objetivo educacional, 2025.pt_BR
dc.identifier.isbn978 65 83817 03 7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherObjetivo educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogos de Matemática com a Pedagogiapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs anais do XIV Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA), evento anual promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representam uma importante contribuição para o debate sobre a intersecção entre a pedagogia e a matemática. Publicados em 2025, estes anais abordam a temática "Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias e na inclusão e na formação de professores", refletindo o compromisso do evento em discutir as problemáticas que afetam o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades que impedem o avanço dos alunos no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. O DIMA, surgido da necessidade de divulgar a relevância da relação entre pedagogia e matemática, reconhece as lacunas formativas tanto de pedagogos quanto de licenciados em matemática, buscando suprir a carência de didática para uns e de conteúdo para outros. O público-alvo do evento é diversificado, abrangendo estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, formadores de professores, profissionais da educação e interessados nas temáticas que envolvem o ensino-aprendizagem de matemática e sua interface com a pedagogia. A relevância do G-TERCOA/CNPq e, consequentemente, do DIMA, estende-se para além do Ceará, contando com a participação de estudantes e professores de outros estados e países, como Portugal, Moçambique e Canadá. Além disso, o evento consolida a participação de mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação relevantes, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, e o Programa de Pós-Graduação em Doutorado em Ensino (Rede Renoen – Polo IFC), com vínculo ao Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da UFC. Os anais, portanto, compilam os resultados das discussões e trabalhos apresentados no evento, que incluiu palestras, oficinas e submissão de trabalhos, organizados em Grupos de Trabalho (GTs) que abordam as diversas facetas da Educação Matemática, como avaliação, currículos, práticas de ensino em diferentes etapas da educação, processos inclusivos,modelagem e cultura Maker, etnomatemática e cultura, e formação de professores. Este volume serve como um valioso recurso para a comunidade acadêmica e escolar, fomentando a pesquisa e a inovação no ensino da matemática.pt_BR
dc.subject.ptbrMatemática - Congressopt_BR
dc.subject.ptbrPedagogia - Congressopt_BR
dc.subject.ptbrEducação matemáticapt_BR
dc.subject.ptbrProfessor de matemática - educação continuadapt_BR
dc.subject.ptbrMatemática - educação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrPedagogia aplicada á matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
local.organizer.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4407-9614pt_BR
local.organizer.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3761-2604pt_BR
local.organizer.latteshttp://lattes.cnpq.br/5010027323945728pt_BR
local.organizer.latteshttp://lattes.cnpq.br/7569347319035901pt_BR
local.date.available2025-
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_ liv_dima.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.