Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.organizer | Bezerra, Antonio Marcelo Araújo | - |
| dc.contributor.organizer | Prata, Glessiane Coeli Freitas Batista | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T12:57:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-07T12:57:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | DIAOLOGOS DE MATEMÁTICA COMA PEDAGOGIA, 14. 2025, Sobral. Anais [...]. Fortaleza: Objetivo educacional, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978 65 83817 03 7 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82920 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Objetivo educacional | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Diálogos de Matemática com a Pedagogia | pt_BR |
| dc.type | Livro | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Os anais do XIV Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA), evento anual promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representam uma importante contribuição para o debate sobre a intersecção entre a pedagogia e a matemática. Publicados em 2025, estes anais abordam a temática "Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias e na inclusão e na formação de professores", refletindo o compromisso do evento em discutir as problemáticas que afetam o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades que impedem o avanço dos alunos no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. O DIMA, surgido da necessidade de divulgar a relevância da relação entre pedagogia e matemática, reconhece as lacunas formativas tanto de pedagogos quanto de licenciados em matemática, buscando suprir a carência de didática para uns e de conteúdo para outros. O público-alvo do evento é diversificado, abrangendo estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, formadores de professores, profissionais da educação e interessados nas temáticas que envolvem o ensino-aprendizagem de matemática e sua interface com a pedagogia. A relevância do G-TERCOA/CNPq e, consequentemente, do DIMA, estende-se para além do Ceará, contando com a participação de estudantes e professores de outros estados e países, como Portugal, Moçambique e Canadá. Além disso, o evento consolida a participação de mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação relevantes, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, e o Programa de Pós-Graduação em Doutorado em Ensino (Rede Renoen – Polo IFC), com vínculo ao Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da UFC. Os anais, portanto, compilam os resultados das discussões e trabalhos apresentados no evento, que incluiu palestras, oficinas e submissão de trabalhos, organizados em Grupos de Trabalho (GTs) que abordam as diversas facetas da Educação Matemática, como avaliação, currículos, práticas de ensino em diferentes etapas da educação, processos inclusivos,modelagem e cultura Maker, etnomatemática e cultura, e formação de professores. Este volume serve como um valioso recurso para a comunidade acadêmica e escolar, fomentando a pesquisa e a inovação no ensino da matemática. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Matemática - Congresso | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Pedagogia - Congresso | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Educação matemática | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Professor de matemática - educação continuada | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Matemática - educação infantil | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Pedagogia aplicada á matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
| local.organizer.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4407-9614 | pt_BR |
| local.organizer.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3761-2604 | pt_BR |
| local.organizer.lattes | http://lattes.cnpq.br/5010027323945728 | pt_BR |
| local.organizer.lattes | http://lattes.cnpq.br/7569347319035901 | pt_BR |
| local.date.available | 2025 | - |
| Aparece nas coleções: | FACED - Livros | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_ liv_dima.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.