Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82739
Type: Tese
Title: Cinema-golpe: ensaios sobre tempo, corpo e espaço no cinema brasileiro
Title in English: Cinema-golpe: essays on time, body and space in Brazilian cinema
Authors: Góes, Alan Eduardo dos Santos
Advisor: Vieira, Marcelo Dídimo Souza
Keywords in Brazilian Portuguese : Constelação fílmica;Atmosferas;Arqueologia das mídias;Cinema brasileiro;Dilma Rousseff
Keywords in English : Film constellation;Atmospheres;Media archaeology;Brazilian cinema;Dilma Rousseff
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Issue Date: 2025
Citation: GÓES, Alan Eduardo dos Santos. Cinema-golpe: ensaios sobre tempo, corpo e espaço no cinema brasileiro. 2025. 197 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho pretende investigar uma constelação de filmes, composta pelos filmes Alvorada, Brasil S/A, Com Vandalismo, Democracia em Vertigem, Excelentíssimos, Torre das Donzelas e O Processo. Estas obras foram realizadas na década de 2010 e estão, cada uma a seu modo, relacionadas ao período de Dilma Rousseff na presidência do país. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as potencialidades do cinema frente a um conturbado contexto de disrupturas e disputas políticas e estéticas. Como ferramentas metodológicas, parte-se de uma visão arqueológica do cinema (ELSAESSER, 2018), encarando-o como um sistema energético e vivo, no qual seus impactos e transformações se dão a partir do encontro entre a duração dos filmes e o presente. Utiliza-se ainda os conceitos de constelação (BENJAMIN, 2012) e atmosfera (GIL, 2011) para designar três tipos de atmosferas analisadas: a temporal, a corporal e a espacial. No embate com essas três categorias, os filmes se entrelaçam e entrecruzam, construindo uma constelação que modula a relação entre o presente e a história do tempo recente do Brasil. Além disso, considera-se que a análise dessas categorias revela a existência de um cinema-golpe, isto é, um cinema que mutuamente agencia e se contamina como instrumento de uma guerra informacional, afetiva e estética.
Abstract: This work aims to investigate a constellation of films, composed of the films Alvorada, Brasil S/A, Com Vandalismo. Democracia em Vertigem, Excelentíssimos, Torre das Donzelas and O Processo. These works were produced during 2010 and are related to Dilma Rousseff's term as president of Brazil. The aim of the research is to understand the potential of cinema in the face of a turbulent context of disruptions and political and aesthetic disputes. As methodological tools, it starts from an archaeological view of cinema (ELSAESSER, 2018), viewing it as an energetic and living system, in which its impacts and transformations occur from the encounter between the duration of the films and the present. It also uses the concepts of constellation (BENJAMIN, 2012) and atmosphere (GIL, 2011) to designate three types of atmospheres analyzed: temporal, corporal and spatial. In the clash with these three categories, the films intertwine and intersect, constructing a constellation that modulates the relationship between the present and the history of recent times in Brazil. Furthermore, it is considered that the analysis of these categories reveals the existence of a coup-cinema, that is, a cinema that mutually manages and contaminates itself as an instrument of an informational, affective and aesthetic war.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82739
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0850071475059142
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1711-5181
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3854747435598002
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGCOM - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tese_aesgoes.pdf6,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.