Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82659| Tipo: | Dissertação |
| Título : | A influência do neoliberalismo na educação: reflexão sobre a necessidade de uma dimensão ética |
| Autor : | Souza, Renata Chagas de |
| Tutor: | Filho, Adauto Lopes da Silva |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Neoliberalismo;Educação;Ética;Emancipação |
| Palabras clave en inglés: | Neoliberalism;Education;Ethics;Emancipation |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | SOUZA, Renata Chagas de. A influência do neoliberalismo na educação: reflexão sobre a necessidade de uma dimensão ética. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Resumen en portugués brasileño: | Atualmente, o neoliberalismo se estrutura como uma poderosa força ideológica que permeia diversos âmbitos da sociedade, tendo como princípios o individualismo e a competitividade. Isso afeta não apenas as relações econômicas, mas também exerce influências nas práticas sociais, inclusive na educação que não fica imune às transformações provocadas por essa ideologia. Aqui destacamos a questão da ética no sentido de que, uma vez que a dimensão ética da educação refere-se aos valores, princípios e ideais que norteiam as ações pedagógicas, bem como a formação humana dos indivíduos, podemos questionar até que ponto as políticas e práticas educacionais estão contaminadas pelos princípios e valores do sistema neoliberal. Partindo dessa questão, o presente trabalho tem como objetivo central analisar criticamente a influência do neoliberalismo no âmbito educacional, identificando as contradições entre os valores éticos que devem ser defendidos para uma formação humana e aqueles promovidos pelo sistema neoliberal. Esta pesquisa, de caráter teórico e qualitativo, tem como base o método dialético cuja fundamentação divide-se entre a análise dos princípios e características do neoliberalismo e seu impacto na esfera social e educacional, o estudo de conceitos e fundamentos éticos na educação e a reflexão sobre os desafios éticos enfrentados pela educação diante das influências neoliberais. No âmbito do neoliberalismo, toma-se por base pesquisas, como a de Michel Foucault (2008), Dardot e Laval (2016), David Harvey (2008), Henry Giroux (2023), Roberto G.Bianchetti (1999). No campo dos fundamentos éticos e filosóficos e no exercício da reflexão sobre os desafios éticos, são abordadas teorias, como as dos filósofos Immanuel Kant (1985; 1999), Theodor Adorno (1985; 1995), Antonio Gramsci (1982; 2001; 2010; 2017), Libâneo (2018), Paulo Freire (1967; 1987) e Saviani (2011), porém em interface com concepções de outros pensadores. Diante de tais contribuições, a presente pesquisa traz à luz a necessidade de uma constante reflexão sobre a realidade circundante, levando em consideração as contradições existentes no projeto político neoliberal e a necessidade de se resgatar os valores éticos e alternativas críticas que devem ser defendidos por uma educação humana integral e emancipatória. |
| Abstract: | Currently, neoliberalism is structured as a powerful ideological force that permeates various spheres of society, guided by the principles of individualism and competitiveness. This affects not only economic relations but also exerts influence on social practices, including education, which is not immune to the transformations brought about by this ideology. The issue of ethics is underscored, in the sense that, the ethical dimension of education concerns the values, principles, and ideals guiding pedagogical actions as well as the human development of individuals. It is therefore pertinent to ponder the extent to which educational policies and practices are shaped by the principles and values of the neoliberal system. Building on this basis, this paper aims to critically analyze the influence of neoliberalism in the educational field, identifying the contradictions between the ethical values that should be upheld for human development and those promoted by the neoliberal system. This theoretical and qualitative research is grounded in the dialectical method, whose framework is structured into: the analysis of the principles and characteristics of neoliberalism and its impact on the social and educational spheres; the study of ethical concepts and foundations in education; and the considerations of the ethical dilemmas faced by education under neoliberal influence. In addressing neoliberalism, the study draws upon works by Michel Foucault (2008), Dardot and Laval (2016), David Harvey (2005), Henry Giroux (2023), Roberto G.Bianchetti (1999). Regarding ethical and philosophical foundations, as well as the reflection on ethical challenges, it engages with the theories of philosophers such as Immanuel Kant (1985; 1999), Theodor Adorno (1985; 1995), Antonio Gramsci (1982; 2001; 2010; 2017), Libâneo (2018), Paulo Freire (1967; 1987) and Saviani (2011), while in dialogue with the conceptions of other thinkers. Drawing on these contributions, this research emphasizes the need for continuous reflection on the surrounding reality, taking into account the contradictions inherent in the neoliberal political project and the urgency of recovering ethical values and critical alternatives that must be upheld by a holistic and emancipatory human education. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82659 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7589742541348845 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_rcsouza.pdf | 944,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.