Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82578| Tipo: | TCC |
| Título: | Entre véus e bombas: as feridas da guerra Irã-Iraque através da fantasmagoria em Under the Shadow |
| Autor(es): | Nepomuceno, Hemilly Sales |
| Orientador: | Vieira, Marcelo Dídimo Souza |
| Coorientador: | Nogueira, Diego Benevides |
| Palavras-chave em português: | Fantasmagoria;Cinema de horror;Alegoria;Opressão feminina. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | NEPOMUCENO, Hemilly Sales. Entre véus e bombas: as feridas da guerra Irã-Iraque através da fantasmagoria em Under the Shadow. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho propõe uma análise do filme Under the Shadow (2016), dirigido por Babak Anvari, investigando como a obra, pertencente ao gênero horror, mobiliza elementos fantasmagóricos para construir uma alegoria crítica dos horrores sociais vivenciados durante a Guerra Irã-Iraque. Situado no contexto histórico do pós-Revolução Iraniana, o longa- metragem representa, de maneira simbólica e sensível, os efeitos psicológicos e sociais do conflito armado sobre a vida de mulheres submetidas a um regime político repressivo. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, fundamenta-se em referenciais teóricos do campo dos estudos do cinema, da fantasmagoria e dos estudos de gênero audiovisual. O foco analítico recai sobre os aspectos formais da mise-en-scène, da construção narrativa e dos elementos simbólicos empregados para representar o medo, a opressão e o colapso subjetivo. Os resultados evidenciam que Under the Shadow utiliza o horror como linguagem crítica, revelando tensões históricas e estruturais por meio da estética do medo e da representação simbólica. A partir disso, a obra reafirma o potencial do cinema de gênero como dispositivo expressivo e político, capaz de elaborar traumas coletivos e denunciar sistemas de violência invisível. |
| Abstract: | This paper presents an analysis of the film Under the Shadow (2016), directed by Babak Anvari, focusing on how the work, situated within the horror genre, employs phantasmagoric elements to construct a critical allegory of the social horrors experienced during the Iran–Iraq War. Set in the historical context of post-Revolutionary Iran, the film symbolically and sensitively portrays the psychological and social impacts of armed conflict on women living under a repressive political regime. This qualitative and interpretive research is grounded in theoretical frameworks from film studies, trauma theory, phantasmagoria, and gender studies. The analysis concentrates on formal aspects of mise-en-scène, narrative construction, and symbolic elements used to depict fear, oppression, and subjective collapse. The findings demonstrate that Under the Shadow uses horror as a critical language, revealing historical and structural tensions through aesthetic strategies of fear and symbolic representation. In doing so, the film reaffirms the potential of genre cinema as an expressive and political tool, capable of elaborating collective trauma and denouncing invisible systems of violence. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82578 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8388118712772687 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3854747435598002 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/6959995096250776 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_hsnepomuceno.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.