Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82578| Tipo: | TCC |
| Título : | Entre véus e bombas: as feridas da guerra Irã-Iraque através da fantasmagoria em Under the Shadow |
| Autor : | Nepomuceno, Hemilly Sales |
| Tutor: | Vieira, Marcelo Dídimo Souza |
| Co-asesor: | Nogueira, Diego Benevides |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Fantasmagoria;Cinema de horror;Alegoria;Opressão feminina. |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | NEPOMUCENO, Hemilly Sales. Entre véus e bombas: as feridas da guerra Irã-Iraque através da fantasmagoria em Under the Shadow. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho propõe uma análise do filme Under the Shadow (2016), dirigido por Babak Anvari, investigando como a obra, pertencente ao gênero horror, mobiliza elementos fantasmagóricos para construir uma alegoria crítica dos horrores sociais vivenciados durante a Guerra Irã-Iraque. Situado no contexto histórico do pós-Revolução Iraniana, o longa- metragem representa, de maneira simbólica e sensível, os efeitos psicológicos e sociais do conflito armado sobre a vida de mulheres submetidas a um regime político repressivo. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, fundamenta-se em referenciais teóricos do campo dos estudos do cinema, da fantasmagoria e dos estudos de gênero audiovisual. O foco analítico recai sobre os aspectos formais da mise-en-scène, da construção narrativa e dos elementos simbólicos empregados para representar o medo, a opressão e o colapso subjetivo. Os resultados evidenciam que Under the Shadow utiliza o horror como linguagem crítica, revelando tensões históricas e estruturais por meio da estética do medo e da representação simbólica. A partir disso, a obra reafirma o potencial do cinema de gênero como dispositivo expressivo e político, capaz de elaborar traumas coletivos e denunciar sistemas de violência invisível. |
| Abstract: | This paper presents an analysis of the film Under the Shadow (2016), directed by Babak Anvari, focusing on how the work, situated within the horror genre, employs phantasmagoric elements to construct a critical allegory of the social horrors experienced during the Iran–Iraq War. Set in the historical context of post-Revolutionary Iran, the film symbolically and sensitively portrays the psychological and social impacts of armed conflict on women living under a repressive political regime. This qualitative and interpretive research is grounded in theoretical frameworks from film studies, trauma theory, phantasmagoria, and gender studies. The analysis concentrates on formal aspects of mise-en-scène, narrative construction, and symbolic elements used to depict fear, oppression, and subjective collapse. The findings demonstrate that Under the Shadow uses horror as a critical language, revealing historical and structural tensions through aesthetic strategies of fear and symbolic representation. In doing so, the film reaffirms the potential of genre cinema as an expressive and political tool, capable of elaborating collective trauma and denouncing invisible systems of violence. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82578 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8388118712772687 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3854747435598002 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/6959995096250776 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_hsnepomuceno.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.