Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82375
Tipo: Dissertação
Título: Base Nacional Comum Curricular, práticas fedathianas e letramento matemático: proposta reflexiva sobre as dificuldades dos professores no 2º ano dos anos iniciais
Título em inglês: National Common Core Curriculum, Fedathian practices, and mathematical literacy: a reflective proposal on the difficulties faced by teachers in the second year of early childhood education
Autor(es): Viana, Marcília Cavalcante
Orientador: Santos, Maria José Costa dos
Coorientador: Prata, Glessiane Coeli Freitas Batista
Palavras-chave em português: Matemática - Estudo e ensino;Fedathi, sequência;Letramento matemático
Palavras-chave em inglês: Mathematics - Study and teaching;Fedathi, sequence;Mathematical literacy
CNPq: CNPQ: OUTROS
Data do documento: 2025
Resumo: As dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais requerem uma abordagem que se amplie além do domínio dos conteúdos matemáticos, para tanto é importante vivenciar práticas que envolvam o Letramento Matemático (LM). A pesquisa tem como objeto de estudo as dificuldades dos professores pedagogos que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede Municipal de Fortaleza, Ceará, ao desenvolver o Letramento Matemático (LM) conforme a BNCC. O estudo parte da seguinte questão: Quais são as dificuldades dos professores pedagogos do 2º ano dos Anos Iniciais para o planejamento e vivência de práticas pedagógicas para o LM segundo a BNCC? Subsidiados por essa problemática, objetiva-se analisar as dificuldades dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Fortaleza, Ceará para a vivência do Letramento Matemático segundo às unidades temáticas da BNCC. A pesquisa tem como aporte metodológico a Sequência Fedathi (SF), centrada na mudança de postura do professor para criar um ambiente de aprendizagem ativa para os estudantes como uma possibilidade para o ensino de matemática com ênfase no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) na perspectiva do Letramento Matemático à luz das unidades temáticas da matemática da BNCC. Metodologicamente, a pesquisa é constituída de natureza básica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e de campo. Os sujeitos dessa pesquisa foram quatro professores pedagogos responsáveis pelo ensino de matemática no 2º ano de uma escola municipal em Fortaleza, Ceará. O trabalho propôs como Produto Educacional um e-book para o desenvolvimento do LM, à luz da SF com propostas de cinco Sessões Didáticas (SD), abordando como a SF pode ser vivenciada para melhorar o ensino e a aprendizagem de matemática. Constatamos que o desenvolvimento do LM por meio de SD, pode contribuir com as práticas pedagógicas docentes. Como resultados, o estudo apresenta o LM segundo uma compreensão das dificuldades dos professores, oferecendo possibilidades para melhorias em suas práticas pedagógicas segundo a dimensão sociocultural e crítica do LM. O estudo possibilita ainda desdobramentos para futuras pesquisas de doutoramento, com a vivência das SD do e-book em formações pedagógicas de professores, incentivando práticas alinhadas com as dificuldades destacadas. Concluímos que a integração da BNCC, do LM e da SF contribui para o ensino de matemática nos Anos Iniciais, possibilitando aos professores assumirem uma postura de mediadores do conhecimento. Essa integração contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, ao mesmo tempo em que possibilita o engajamento cidadão e reflexivo dos estudantes, a partir da valorização do ensino de matemática segundo uma visão crítica, autônoma e transformadora.
Abstract: The challenges encountered by mathematics teachers in the early years of elementary education demand an approach that extends beyond the mere mastery of mathematical content. In this regard, it is essential to engage in practices that promote the development of Mathematical Literacy (ML). This study investigates the difficulties faced by pedagogue teachers working in the 2nd year of elementary education at a public school in the municipal education system of Fortaleza, Ceará, in implementing Mathematical Literacy (ML) in alignment with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The research is guided by the following central question: What challenges do 2nd-year pedagogue teachers in the early years of elementary education face in planning and implementing pedagogical practices aimed at developing ML, according to the BNCC? Anchored in this research problem, the study aims to analyze the difficulties experienced by 2nd-year elementary school teachers within a municipal school in Fortaleza, Ceará, in fostering Mathematical Literacy based on the thematic units outlined in the BNCC. The methodological foundation of this research is grounded in the Fedathi Sequence (FS), which emphasizes a shift in the teacher's role toward the creation of an active learning environment, thus offering a pedagogical alternative for mathematics teaching with a focus on the development of an Educational Product (EP). This product is designed from the perspective of Mathematical Literacy, considering the thematic units of mathematics proposed by the BNCC. Methodologically, the study is characterized as basic research, with a qualitative, exploratory, and field-based approach. The participants were four pedagogue teachers responsible for mathematics instruction in the 2nd year of a public elementary school in Fortaleza, Ceará. As an Educational Product, the research proposes an e-book aimed at supporting the development of ML through the application of the FS. This e-book contains five Didactic Sessions (DS) that exemplify how the FS can be effectively implemented to enhance the teaching and learning of mathematics. Findings suggest that the development of ML through such sessions can contribute significantly to the improvement of pedagogical practices. The results of the study provide insights into the concept of ML from the perspective of teachers’ reported challenges, while offering concrete pedagogical alternatives for enhancing their practices, aligned with the sociocultural and critical dimensions of ML. Furthermore, the research presents potential for future doctoral investigations, particularly through the application of the e-book’s DS in teacher training programs, thereby encouraging practices that address the identified difficulties. In conclusion, the integration of the BNCC, Mathematical Literacy, and the Fedathi Sequence constitutes a valuable contribution to mathematics education in the early years of elementary school. It enables teachers to adopt the role of knowledge mediators and supports the development of students' skills and competencies. Moreover, it fosters student engagement as critical and reflective citizens by promoting a transformative, autonomous, and socially grounded approach to mathematics education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82375
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0009-9809-1214
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4275954498472163
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/7569347319035901
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_pe_mcviana.pdfProduto Educacional6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_dis_mcviana.pdfDissertação1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.