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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82354| Tipo: | Tese |
| Título : | Livros para o povo: a atuação do Instituto Nacional do livro junto à Biblioteca Pública de Maranguape, Ceará (1975-85) |
| Autor : | Paixão, Erinelda da Costa |
| Tutor: | Andrade, Francisco Ari de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Leitura no Brasil;Instituto Nacional do Livro;Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu;História cultural;Políticas públicas de leitura |
| Palabras clave en inglés: | Reading in Brazil;National Book Institute;Capistrano de Abreu Municipal Public Library;Cultural studies;Public policies for reading |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | PAIXÃO, Erinelda da Costa. Livros para o povo: a atuação do Instituto Nacional do livro junto à Biblioteca Pública de Maranguape, Ceará (1975-85). 2025. 479 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa buscou compreender a atuação do Instituto Nacional do Livro (INL) junto à Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu (BPMCA), situada em Maranguape 3 munícipio localizado no nordeste do Estado do Ceará, distante 27 km da capital 3, no interstício temporal de 1975-85. Acerca da atuação institucional, questionou-se: a) a distribuição de livros, mediante as doações de acervos bibliográficos; b) a assistência técnica disponibilizada para o aperfeiçoamento dos auxiliares de biblioteca; e c) os conhecimentos teóricos e práticos difundidos pelo Instituto com o objetivo de promover a formação leitora no âmbito municipal. O corpus analisado resulta de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho documental, constituído a partir de fontes de natureza diversa, e cujo referencial epistemológico está ancorado no campo da História da Educação no Brasil, sob a abordagem da Nova História Cultural, valendo-se, sobretudo, do conjunto de aportes teórico-metodológicos extraídos da linha de estudos que versa sobre a História do livro e da leitura, conforme propostos por Roger Chartier (1999) (2004) e Robert Darnton (2010) (2011). Na primeira etapa da investigação, foram construídos, com base nas listagens dos livros doados pelo INL à BPMCA, quatro catálogos, que se configuraram como instrumentos metodológicos essenciais para a construção de dados que capturassem a composição dos repertórios bibliográficos e de sua recepção. Na segunda etapa, foram analisados documentos textuais e orais, a fim de trazer à tona as diretrizes técnicas e culturais estabelecidas pelo Instituto para reger o funcionamento das bibliotecas municipais. Por fim, no que diz respeito à análise dos conhecimentos teóricos e práticos que foram difundidos, selecionou-se, da listagem de livros doados à época, duas obras que traziam a formação leitora como tema central, foram elas: Criança e Literatura da escritora Tereza Casasanta e Como incentivar o hábito de leitura de Richard Bamberger, para que se identificasse, nelas, concepções e proposições voltadas para o trabalho com a leitura. Ao final, os dados revelaram que, ao lançar mão de estratégias para se difundir o livro e promover a leitura no país, o INL atuou consonante com ideários que estavam em voga no período, atrelou suas ações ao tecnicismo pedagógico e ao cultivo de uma <brasilidade= que girava em torno da afirmação nacional, propagando, uma tendência cultural que inaugurava novas percepções para a formação do leitorado brasileiro. No entanto, apesar das forças políticas e sociais que o cercavam, a ação institucional se deu de forma profícua na realidade maranguapense, embasada na compreensão de que não se poderia pensar em práticas educativas de leitura divorciadas de seus conceitos e fins. Se por um lado a atuação do Instituto se mostrou normativa em suas proposições, por outro ela conjugou um somatório de ações fundamentais para viabilizar um maior, e melhor, acesso ao livro e à informação. |
| Abstract: | This research sought to understand the work of the National Book Institute (INL) with the Capistrano de Abreu Municipal Public Library (BPMCA), located in Maranguape 3 a municipality located in the northeast of the State of Ceará, 27 km from the capital 3, during the period 1975-85. Regarding the institutional work, the following questions were asked: a) the distribution of books, through donations of bibliographic collections; b) the technical assistance made available for the improvement of library assistants; and c) the theoretical and practical knowledge disseminated by the Institute with the objective of promoting reading education at the municipal level. The corpus analyzed is the result of qualitative, exploratory, documentary research, consisting of sources of diverse nature, and whose epistemological reference is anchored in the field of History of Education in Brazil, under the approach of New Cultural History, using, above all, the set of theoretical-methodological contributions extracted from the line of studies that deals with the History of books and reading, as proposed by Roger Chartier (1999) (2004) and Robert Darnton (2010) (2011). In the first stage of the investigation, four catalogs were constructed based on the lists of books donated by the INL to the BPMCA. These catalogs were configured as essential methodological instruments for the construction of data that captured the composition of the bibliographic repertoires and their reception. In the second stage, textual and oral documents were analyzed in order to bring to light the technical and cultural guidelines established by the Institute to govern the operation of municipal libraries. Finally, with regard to the analysis of the theoretical and practical knowledge that was disseminated, two works that had reading formation as their central theme were selected from the list of books donated at the time: Children and Literature by the writer Tereza Casasanta and How to encourage the reading habit by Richard Bamberger, in order to identify, in them, concepts and proposals aimed at working with reading. In the end, the data revealed that, by using strategies to disseminate books and promote reading in the country, the INL acted in line with the ideals that were in vogue at the time, linking its actions to pedagogical technicality and the cultivation of a <Brazilianness= that revolved around national affirmation, propagating a cultural trend that inaugurated new perceptions for the formation of Brazilian readers. However, despite the political and social forces that surrounded it, the institutional action was fruitful in the reality of Maranguape, based on the understanding that educational reading practices could not be thought of divorced from their concepts and purposes. If on the one hand the Institute9s actions proved to be normative in its propositions, on the other hand it combined a sum of fundamental actions to facilitate greater and better access to books and information. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82354 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2296478093367208 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4884549948869079 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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