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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281| Type: | Dissertação |
| Title: | Criação e validação de conteúdo de instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de Educação Física Escolar |
| Title in English: | Creation and content validation of an instrument for assessing children’s engagement in school physical education classes |
| Authors: | Marques, Lara Almeida |
| Advisor: | Gama, Marcela de Castro Ferracioli |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Avaliação Educacional;Educação Física Escolar;Ensino Fundamental e Médio |
| Keywords in English : | Educational Measurement;Physical Education and Training;Education, Primary and Secondary |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | MARQUES, Lara Almeida. Criação e validação de conteúdo de instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de Educação Física Escolar. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281. Acesso em: 29 ago. 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | A literatura aponta que a maioria dos instrumentos de avaliação do engajamento de alunos nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) são questionários autorrelatados e que se aplicam, de maneira geral, às crianças mais velhas. Assim, percebeu-se a necessidade da criação de um instrumento observacional que avaliasse os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais para crianças com e sem deficiências. Diante disso, os objetivos do presente estudo foi a elaboração e validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de EFE. Para isso foi realizada o desenvolvimento de um instrumento avaliativo, aplicável através da observação do avaliador, nas seguintes etapas: (i) construção da primeira versão do instrumento, (ii) estudo piloto, (iii) análise de relevância e (iv) reestruturação do instrumento. Por fim, realizou-se a avaliação por um comitê de cinco juízes especialistas com validação do conteúdo, análise de dados e verificação da confiabilidade e fidedignidade, para assim, chegar à construção da versão final do instrumento. O estudo piloto foi aplicado avaliando 15 alunos, de ambos os sexos, de duas escolas particulares de Fortaleza/CE. Os resultados mostraram que o critério de Clareza de Linguagem foi o que mais gerou divergências de opiniões entre os juízes especialistas, na dimensão comportamental do engajamento, julgando melhorias. Em relação ao engajamento dos alunos, percebeu-se que 10 dos alunos avaliados atingiram uma participação ativa adequada, enquanto 5 alunos estiveram com a média da pontuação entre 2,2 e 2,4, sendo passível de melhorias. Dessa forma, conclui-se que o instrumento avalia o engajamento no contexto da EFE e pode auxiliar profissionais das áreas da saúde e da educação no acompanhamento de crianças em ambientes sociais distintos, entendendo a participação social de cada indivíduo, componente importante para a funcionalidade da criança. |
| Abstract: | The literature indicates that most instruments for assessing student engagement in Physical Education (PE) classes are self-report questionnaires, typically applied to older children. Therefore, this study aimed to develop and validate the content of an observational instrument to assess engagement among elementary school children, both with and without disabilities. The instrument was constructed in four stages: (i) development of the first version, (ii) pilot study, (iii) relevance analysis, and (iv) restructuring. Content validation, data analysis, and verification of reliability and trustworthiness were conducted by a panel of five expert judges. A pilot study was then carried out with 15 students, of both sexes, from two private schools in Fortaleza, Ceará. Results indicated that the criterion of Language Clarity generated the greatest divergence among expert judges, particularly within the behavioral dimension of engagement. In terms of student participation, 10 students demonstrated adequate active engagement, while 5 students scored between 2.2 and 2.4, suggesting the need for improvements. In conclusion, the instrument proved to be effective in assessing engagement in PE contexts and may support health and education professionals in monitoring children across diverse social environments, contributing to a better understanding of individual social participation, an essential component of child development. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0002-6934-949X |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7752394910985126 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-1782-691X |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8048126782654616 |
| Access Rights: | Acesso Embargado |
| Appears in Collections: | PPGFISIO - Dissertações defendidas na UFC |
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