Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGama, Marcela de Castro Ferracioli-
dc.contributor.authorMarques, Lara Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-29T12:27:29Z-
dc.date.available2025-08-29T12:27:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMARQUES, Lara Almeida. Criação e validação de conteúdo de instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de Educação Física Escolar. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281. Acesso em: 29 ago. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82281-
dc.description.abstractThe literature indicates that most instruments for assessing student engagement in Physical Education (PE) classes are self-report questionnaires, typically applied to older children. Therefore, this study aimed to develop and validate the content of an observational instrument to assess engagement among elementary school children, both with and without disabilities. The instrument was constructed in four stages: (i) development of the first version, (ii) pilot study, (iii) relevance analysis, and (iv) restructuring. Content validation, data analysis, and verification of reliability and trustworthiness were conducted by a panel of five expert judges. A pilot study was then carried out with 15 students, of both sexes, from two private schools in Fortaleza, Ceará. Results indicated that the criterion of Language Clarity generated the greatest divergence among expert judges, particularly within the behavioral dimension of engagement. In terms of student participation, 10 students demonstrated adequate active engagement, while 5 students scored between 2.2 and 2.4, suggesting the need for improvements. In conclusion, the instrument proved to be effective in assessing engagement in PE contexts and may support health and education professionals in monitoring children across diverse social environments, contributing to a better understanding of individual social participation, an essential component of child development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleCriação e validação de conteúdo de instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de Educação Física Escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA literatura aponta que a maioria dos instrumentos de avaliação do engajamento de alunos nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) são questionários autorrelatados e que se aplicam, de maneira geral, às crianças mais velhas. Assim, percebeu-se a necessidade da criação de um instrumento observacional que avaliasse os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais para crianças com e sem deficiências. Diante disso, os objetivos do presente estudo foi a elaboração e validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do engajamento de crianças nas aulas de EFE. Para isso foi realizada o desenvolvimento de um instrumento avaliativo, aplicável através da observação do avaliador, nas seguintes etapas: (i) construção da primeira versão do instrumento, (ii) estudo piloto, (iii) análise de relevância e (iv) reestruturação do instrumento. Por fim, realizou-se a avaliação por um comitê de cinco juízes especialistas com validação do conteúdo, análise de dados e verificação da confiabilidade e fidedignidade, para assim, chegar à construção da versão final do instrumento. O estudo piloto foi aplicado avaliando 15 alunos, de ambos os sexos, de duas escolas particulares de Fortaleza/CE. Os resultados mostraram que o critério de Clareza de Linguagem foi o que mais gerou divergências de opiniões entre os juízes especialistas, na dimensão comportamental do engajamento, julgando melhorias. Em relação ao engajamento dos alunos, percebeu-se que 10 dos alunos avaliados atingiram uma participação ativa adequada, enquanto 5 alunos estiveram com a média da pontuação entre 2,2 e 2,4, sendo passível de melhorias. Dessa forma, conclui-se que o instrumento avalia o engajamento no contexto da EFE e pode auxiliar profissionais das áreas da saúde e da educação no acompanhamento de crianças em ambientes sociais distintos, entendendo a participação social de cada indivíduo, componente importante para a funcionalidade da criança.pt_BR
dc.title.enCreation and content validation of an instrument for assessing children’s engagement in school physical education classespt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrEducação Física Escolarpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.subject.enEducational Measurementpt_BR
dc.subject.enPhysical Education and Trainingpt_BR
dc.subject.enEducation, Primary and Secondarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-6934-949Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7752394910985126pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1782-691Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8048126782654616pt_BR
local.date.available2027-08-26-
Aparece en las colecciones: PPGFISIO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_lamarques.pdf
  Until 2027-08-26
2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.