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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82277| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Trabalho, gênero e educação: enredos de resistências das mulheres da matemática |
| Autor(es): | Oliveira, Paula Vieira de |
| Orientador: | Carmo, Francisca Maurilene do |
| Palavras-chave em português: | Gênero;Trabalho;Educação;História da matemática |
| Palavras-chave em inglês: | Gender;Work;Education;History of mathematics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Data do documento: | 2024 |
| Citação: | OLIVEIRA, Paula Vieira de. Trabalho, gênero e educação: enredos de resistências das mulheres da matemática. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumo: | Esta pesquisa analisou como as relações de gênero e de trabalho, à luz da teoria marxiana, influenciaram na construção da educação e na história das mulheres na matemática. Foi realizado um levantamento histórico das mulheres que contribuíram para a matemática, seguido por uma discussão teórica que buscou conceituar o trabalho conforme Lessa, Tonet (2004) e Lukács (2010), bem como as relações sociais de gênero e a divisão sexual do trabalho com base em Leacok (2019), Beauvouir (2016), Hirata (2010), Gil (2023), Freitas (2007), Teixeira (2020) e Federici (2021). Foram analisados dados sobre a presença de mulheres em doutorados científicos em ciências exatas no Brasil, sua participação no mercado formal de trabalho, o desemprego e, por fim, o impacto da pandemia de COVID19 no trabalho das mulheres, com enfoque na produção científica. Um panorama teóricohistórico da educação das mulheres no Brasil foi traçado com base em Safiotti (1975), Fernandes (2006) e De Almeida (1998). No último capítulo, apresentouse um resumo da trajetória de mulheres na matemática. Os dados sobre o trabalho feminino e a atuação das mulheres na matemática no Brasil, aliados ao contexto histórico, apontam que a sociedade estruturou a matemática como um campo predominantemente masculino. As dificuldades enfrentadas pelas mulheres que se dedicaram à matemática revelam que tais barreiras não são naturais, mas, sim, resultado de um sistema social que restringe o acesso das mulheres, seja sobrecarregandoas com afazeres domésticos, seja tornando a academia um ambiente hostil para elas. |
| Abstract: | This research looked at how gender and labor relations, in the perspective of Marxian theory, affected the construction of education and the history of women in mathematics. A historical overview of women who have made contributions to mathematics was carried out, followed by a theoretical discussion that sought to conceptualize work according to Lessa, Tonet (2004) and Lukács (2010), as well as social gender relations and the sexual division of labor based on Leacok (2019), Beauvouir (2016), Hirata (2010), Gil (2023), Freitas (2007), Teixeira (2020) and Federici (2021). The research analyzed data on the presence of women in scientific doctorates in the exact sciences in Brazil, their inclusion in the formal labor market, unemployment and, finally, the impact of the COVID19 pandemic on women's work, with a special focus on scientific production. A theoreticalhistorical picture of women's education in Brazil was drawn up based on Safiotti (1975), Fernandes (2006) and De Almeida (1998). The final chapter presents a summary of the path of twentytwo women in mathematics. The data on women's work and the participation of women in mathematics in Brazil, together with the historical context, reveals that society has made mathematics a predominantly male field. The challenges faced by women who have dedicated themselves to mathematics reveal that these obstacles are not natural, but the result of a social system that restricts women's access, either by overwhelming them with domestic tasks or by establishing an environment that is hostile to them in their academic life. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82277 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9122305675286808 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8960782937577945 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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