Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82272| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Letramento emergente e suas interrelações com a alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
| Autor(es): | Caetano, Marcela Alexandre Rodrigues |
| Orientador: | Lustosa, Francisca Geny |
| Palavras-chave em português: | Letramento emergente;Alfabetização;Práticas pedagógicas;Deficiência intelectual |
| Palavras-chave em inglês: | Emerging literacy;Literacy;Pedagogical practices;Intellectual disability |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | CAETANO, Marcela Alexandre Rodrigues. Letramento emergente e suas interrelações com a alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de letramento no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual no 2º ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Fortaleza. O referencial teórico contempla os autores com pesquisas sobre letramento(s), como Street (1984, 2010, 2013, 2014), Barton e Hamilton (2000), Soares (2009), Kleiman (2006, 2008, 2009), Rojo (2009), e estudos sobre a deficiência intelectual, tendo como principais interlocutores autores como Lustosa (2002, 2009, 2021, 2022), Mantoan (2003, 2006, 2010, 2015) e Figueiredo (2009, 2010). A perspectiva metodológica se fundamenta na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa de campo, permitindo a observação direta do contexto educacional e das interações entre professores e estudantes, além da pesquisadora. Como instrumentos-base para a pesquisa, utilizamos: i. "Escala de letramento emergente" (Saint-Laurent; Giasson; Couture, 1998), cujo foco é o conhecimento que antecede a leitura e a escrita convencional da criança; ii. Roteiros com indicadores de práticas pedagógicas de letramento proposta por Rojo (2009); iii. Roteiros com indicadores de práticas inclusivas, desenvolvidos por Lustosa (2009) e Lustosa e Ribeiro (2021).A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise Temática Reflexiva (ATR), conforme proposta por Braun e Clarke (2006), permitindo identificar e interpretar o que se alinhava em torno do conceito de práticas pedagógicas alfabetizadoras nessas salas e que, por conseguinte, possibilitasse refletir sobre os possíveis impactos na alfabetização de crianças com deficiência intelectual destas salas observadas. Os resultados evidenciam a presença de comportamentos leitores e elevado interesse das crianças pelas práticas de leitura, sobretudo na contação de histórias e no contato espontâneo com livros de literatura infantil, revelando indícios significativos de letramento emergente. No entanto, também foram identificadas barreiras, como práticas descontextualizadas, que podem comprometer a inclusão efetiva desses alunos além do modelo avaliativo que limita a valorização das práticas sociais de leitura e escrita, restringindo o ensino a um formato padronizado que não contempla as singularidades dos estudantes. Diante disso, é necessário repensar as práticas pedagógicas e instrumentos avaliativos para a construção de práticas mais inclusivas, que favoreçam o processo de alfabetização mais significativo. |
| Abstract: | This dissertation aims to analyze literacy teaching practices in the literacy process of children with intellectual disabilities in the 2nd year of elementary school in public schools in Fortaleza. The theoretical framework includes authors researching literacy, such as Street (1984, 2010, 2013, 2014), Barton and Hamilton (2000), Soares (2009), Kleiman (2006, 2008, 2009), and Rojo (2009), as well as studies on intellectual disability, with key interlocutors including Lustosa (2002, 2009, 2021), Mantoan (2003, 2006, 2010, 2015), and Figueiredo (2009, 2010). The methodological approach is based on qualitative research, emphasizing fieldwork, which enables direct observation of the educational context and interactions between teachers and students. The study employs three primary research instruments: (i) the "Emergent Literacy Scale" (Saint-Laurent, Giasson, & Couture, 1998) to analyze children's pre-reading and writing knowledge; (ii) observation scripts with indicators of inclusive practices, developed by Lustosa (2009) and Lustosa and Ribeiro (2021); and (iii) scripts with indicators of literacy teaching practices proposed by Rojo (2009). Data analysis was conducted using Reflexive Thematic Analysis (RTA) (Braun & Clarke, 2006), allowing for the identification and interpretation of how pedagogical practices impact the literacy development of children with intellectual disabilities. The findings indicate that planned teacher mediation and the use of strategies promoting interaction and active listening enhance the learning process, fostering literacy development. However, challenges were also identified, such as decontextualized practices that may hinder the effective inclusion of these students. Additionally, the current assessment model limits the recognition of social literacy practices, imposing a standardized teaching approach that does not accommodate students’ individual learning processes. In this context, it is essential to rethink pedagogical and evaluative practices to construct more inclusive approaches that contribute to a more meaningful literacy process. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82272 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6716024104841860 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9802514363178311 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_marcaetano.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.