Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169| Tipo: | TCC |
| Título : | Caça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médio |
| Título en inglés: | Plant hunt: a playful strategy for teaching botany in high school |
| Autor : | Nascimento, Maria Thayná Vasconcelos do |
| Tutor: | Mota, Erika Freitas |
| Co-asesor: | Santos, Aline Sombra |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de botânica;Atividades práticas;Jogos educativos |
| Palabras clave en inglés: | Botany teaching;Practical activities;Educational games |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | NASCIMENTO, Maria Thayná Vasconcelos do. Caça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O ensino de Botânica nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos compreender a diversidade do reino vegetal e seu papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, proporciona conhecimento sobre a fisiologia, ecologia e interações das plantas com outros organismos. O presente trabalho visa avaliar como o jogo interativo, intitulado "Caça à Planta", auxilia no ensino de botânica no ensino médio e integra conhecimentos teóricos com a observação prática de plantas no ambiente escolar. Para tanto, fez-se uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se para a coleta de dados questionários com perguntas mistas com o intuito de analisar o impacto no aprendizado que estratégias lúdicas e aulas práticas de biologia vegetal para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE têm no aprendizado dos alunos. Assim, a partir da análise dos resultados, verificou-se que a atividade “Caça à Planta” despertou o interesse dos alunos pela botânica, ampliando sua percepção sobre as plantas do ambiente escolar. Inicialmente, muitos relataram não observar ou conhecer as espécies ao redor, mas após a prática, demonstraram maior envolvimento, citando nomes científicos e características fenotípicas. A abordagem lúdica mostrou-se eficaz para promover um aprendizado significativo, tornando os alunos protagonistas do processo. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas no ensino de ciências, incentivando a curiosidade e a valorização da flora local. |
| Abstract: | The teaching of Botany in schools is of utmost importance, as it allows students to understand the diversity of the plant kingdom and its fundamental role in maintaining environmental balance. Additionally, it provides knowledge about plant physiology, ecology, and interactions with other organisms. This study aims to evaluate how the interactive game, titled "Plant Hunt,"aids in teaching botany in high school by integrating theoretical knowledge with the practical observation of plants in the school environment. To achieve this, a qualitative research approach was adopted, using questionnaires with mixed questions for data collection to analyze the impact of playful strategies and practical classes in plant biology on the learning process of a second-year high school class from a public school in Fortaleza-CE. The analysis of the results revealed that the "Plant Hunt"activity sparked students’ interest in botany, expanding their perception of the plants in their school environment. Initially, many reported not observing or recognizing the plant species around them, but after the activity, they demonstrated greater engagement, mentioning scientific names and phenotypic characteristics. The playful approach proved effective in promoting meaningful learning, making students active participants in the process. The results highlight the importance of active methodologies in science education, encouraging curiosity and appreciation of local flora. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169 |
| ORCID del autor: | 0009-0005-6000-3857 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4393164269277667 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/5641190592630573 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_mtvdonascimento.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.