Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Thayná Vasconcelos do-
dc.date.accessioned2025-08-21T13:42:25Z-
dc.date.available2025-08-21T13:42:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Thayná Vasconcelos do. Caça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169-
dc.description.abstractThe teaching of Botany in schools is of utmost importance, as it allows students to understand the diversity of the plant kingdom and its fundamental role in maintaining environmental balance. Additionally, it provides knowledge about plant physiology, ecology, and interactions with other organisms. This study aims to evaluate how the interactive game, titled "Plant Hunt,"aids in teaching botany in high school by integrating theoretical knowledge with the practical observation of plants in the school environment. To achieve this, a qualitative research approach was adopted, using questionnaires with mixed questions for data collection to analyze the impact of playful strategies and practical classes in plant biology on the learning process of a second-year high school class from a public school in Fortaleza-CE. The analysis of the results revealed that the "Plant Hunt"activity sparked students’ interest in botany, expanding their perception of the plants in their school environment. Initially, many reported not observing or recognizing the plant species around them, but after the activity, they demonstrated greater engagement, mentioning scientific names and phenotypic characteristics. The playful approach proved effective in promoting meaningful learning, making students active participants in the process. The results highlight the importance of active methodologies in science education, encouraging curiosity and appreciation of local flora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSantos, Aline Sombra-
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Botânica nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos compreender a diversidade do reino vegetal e seu papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, proporciona conhecimento sobre a fisiologia, ecologia e interações das plantas com outros organismos. O presente trabalho visa avaliar como o jogo interativo, intitulado "Caça à Planta", auxilia no ensino de botânica no ensino médio e integra conhecimentos teóricos com a observação prática de plantas no ambiente escolar. Para tanto, fez-se uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se para a coleta de dados questionários com perguntas mistas com o intuito de analisar o impacto no aprendizado que estratégias lúdicas e aulas práticas de biologia vegetal para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE têm no aprendizado dos alunos. Assim, a partir da análise dos resultados, verificou-se que a atividade “Caça à Planta” despertou o interesse dos alunos pela botânica, ampliando sua percepção sobre as plantas do ambiente escolar. Inicialmente, muitos relataram não observar ou conhecer as espécies ao redor, mas após a prática, demonstraram maior envolvimento, citando nomes científicos e características fenotípicas. A abordagem lúdica mostrou-se eficaz para promover um aprendizado significativo, tornando os alunos protagonistas do processo. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas no ensino de ciências, incentivando a curiosidade e a valorização da flora local.pt_BR
dc.title.enPlant hunt: a playful strategy for teaching botany in high schoolpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de botânicapt_BR
dc.subject.ptbrAtividades práticaspt_BR
dc.subject.ptbrJogos educativospt_BR
dc.subject.enBotany teachingpt_BR
dc.subject.enPractical activitiespt_BR
dc.subject.enEducational gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.orcid0009-0005-6000-3857pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4393164269277667pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5964165127429630pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5641190592630573pt_BR
local.date.available2025-08-21-
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_mtvdonascimento.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.