Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169
Tipo: TCC
Título: Caça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médio
Título em inglês: Plant hunt: a playful strategy for teaching botany in high school
Autor(es): Nascimento, Maria Thayná Vasconcelos do
Orientador: Mota, Erika Freitas
Coorientador: Santos, Aline Sombra
Palavras-chave em português: Ensino de botânica;Atividades práticas;Jogos educativos
Palavras-chave em inglês: Botany teaching;Practical activities;Educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2025
Citação: NASCIMENTO, Maria Thayná Vasconcelos do. Caça à planta: uma estratégia lúdica para o ensino de botânica no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O ensino de Botânica nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos compreender a diversidade do reino vegetal e seu papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, proporciona conhecimento sobre a fisiologia, ecologia e interações das plantas com outros organismos. O presente trabalho visa avaliar como o jogo interativo, intitulado "Caça à Planta", auxilia no ensino de botânica no ensino médio e integra conhecimentos teóricos com a observação prática de plantas no ambiente escolar. Para tanto, fez-se uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se para a coleta de dados questionários com perguntas mistas com o intuito de analisar o impacto no aprendizado que estratégias lúdicas e aulas práticas de biologia vegetal para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE têm no aprendizado dos alunos. Assim, a partir da análise dos resultados, verificou-se que a atividade “Caça à Planta” despertou o interesse dos alunos pela botânica, ampliando sua percepção sobre as plantas do ambiente escolar. Inicialmente, muitos relataram não observar ou conhecer as espécies ao redor, mas após a prática, demonstraram maior envolvimento, citando nomes científicos e características fenotípicas. A abordagem lúdica mostrou-se eficaz para promover um aprendizado significativo, tornando os alunos protagonistas do processo. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas no ensino de ciências, incentivando a curiosidade e a valorização da flora local.
Abstract: The teaching of Botany in schools is of utmost importance, as it allows students to understand the diversity of the plant kingdom and its fundamental role in maintaining environmental balance. Additionally, it provides knowledge about plant physiology, ecology, and interactions with other organisms. This study aims to evaluate how the interactive game, titled "Plant Hunt,"aids in teaching botany in high school by integrating theoretical knowledge with the practical observation of plants in the school environment. To achieve this, a qualitative research approach was adopted, using questionnaires with mixed questions for data collection to analyze the impact of playful strategies and practical classes in plant biology on the learning process of a second-year high school class from a public school in Fortaleza-CE. The analysis of the results revealed that the "Plant Hunt"activity sparked students’ interest in botany, expanding their perception of the plants in their school environment. Initially, many reported not observing or recognizing the plant species around them, but after the activity, they demonstrated greater engagement, mentioning scientific names and phenotypic characteristics. The playful approach proved effective in promoting meaningful learning, making students active participants in the process. The results highlight the importance of active methodologies in science education, encouraging curiosity and appreciation of local flora.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82169
ORCID do(s) Autor(es): 0009-0005-6000-3857
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4393164269277667
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5964165127429630
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/5641190592630573
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_mtvdonascimento.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.