Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82116
Type: TCC
Title: Entre o sonho e a realidade: o professor e a geografia como propulsores da formação cidadã na E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, Fortaleza, Ceará
Authors: Melo, Antony Levir dos Santos
Advisor: Barbosa, Maria Edivani Silva
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de geografia;Cidadania ativa;Ensino na cidade
Keywords in English : Geography teaching;Active citizenship;Teaching in the city
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2025
Citation: MELO, Antony Levir dos Santos. Entre o sonho e a realidade: o professor e a geografia como propulsores da formação cidadã na E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, Fortaleza, Ceará. 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Ensino de Geografia desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos alunos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Este estudo investiga como a Geografia Escolar e o Professor de Geografia podem contribuir para o desenvolvimento da cidadania ativa dos estudantes da E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, no bairro Vila Velha, Fortaleza, Ceará. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, baseia-se na observação das aulas, no cotidiano do bairro e em entrevistas semiestruturadas com alunos egressos e com o professor de Geografia. O referencial teórico fundamenta-se na Geografia Escolar e na formação dos professores como pilares para a construção do conhecimento crítico e emancipatório (Pontuschka, Paganelli e Cacete, 2007; Kaercher, 2007, 2014), no professor mediador como elemento central na formação crítica dos alunos (Cavalcanti, 1999, 2012, 2019) e na cidadania ativa como fator essencial para a participação social (Marshall, 1967). Além disso, apoia-se na perspectiva da educação como prática transformadora (Freire, 1974, 1986, 1996). Os resultados indicam que a Geografia, quando abordada de forma crítica e reflexiva, amplia o repertório dos estudantes, ajudando-os a compreender as dinâmicas territoriais e sociais que os cercam. Evidenciou-se também que a antiga precariedade estrutural da escola e a violência urbana influenciam diretamente as condições de ensino, tornando a disciplina um importante instrumento para a leitura da realidade e a mobilização social dos alunos. Dessa forma, a Geografia Escolar se revela não apenas como um componente curricular, mas como uma ferramenta de transformação social e propulsora da cidadania ativa.
Abstract: The Teaching of Geography plays a fundamental role in shaping students’ citizenship, especially in contexts of social vulnerability. This study investigates how School Geography and Geography Teachers can contribute to the development of active citizenship among students at E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, located in the Vila Velha neighborhood, Fortaleza, Ceará. This qualitative and exploratory research is based on classroom observations, the daily life of the neighborhood, and semi-structured interviews with former students and the Geography teacher. The theoretical framework is grounded in School Geography and teacher training as pillars for constructing critical and emancipatory knowledge (Pontuschka, Paganelli, and Cacete, 2007; Kaercher, 2007, 2014), the mediating teacher as a central element in students' critical development (Cavalcanti, 1999, 2012, 2019), and active citizenship as an essential factor for social participation (Marshall, 1967). Additionally, it is supported by the perspective of education as a transformative practice (Freire, 1974, 1986, 1996). The results indicate that Geography, when approached critically and reflectively, expands students’ knowledge, helping them understand the territorial and social dynamics around them. It was also found that the school's previous structural precariousness and urban violence directly influence teaching conditions, making Geography an important tool for reading reality and fostering social engagement among students. Thus, School Geography emerges not only as a curricular component but also as a tool for social transformation and a driver of active citizenship.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82116
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0007-6130-1746
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2892758250893145
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_alsmelo.pdf5,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.