Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.contributor.authorMelo, Antony Levir dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-19T18:56:20Z-
dc.date.available2025-08-19T18:56:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMELO, Antony Levir dos Santos. Entre o sonho e a realidade: o professor e a geografia como propulsores da formação cidadã na E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, Fortaleza, Ceará. 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82116-
dc.description.abstractThe Teaching of Geography plays a fundamental role in shaping students’ citizenship, especially in contexts of social vulnerability. This study investigates how School Geography and Geography Teachers can contribute to the development of active citizenship among students at E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, located in the Vila Velha neighborhood, Fortaleza, Ceará. This qualitative and exploratory research is based on classroom observations, the daily life of the neighborhood, and semi-structured interviews with former students and the Geography teacher. The theoretical framework is grounded in School Geography and teacher training as pillars for constructing critical and emancipatory knowledge (Pontuschka, Paganelli, and Cacete, 2007; Kaercher, 2007, 2014), the mediating teacher as a central element in students' critical development (Cavalcanti, 1999, 2012, 2019), and active citizenship as an essential factor for social participation (Marshall, 1967). Additionally, it is supported by the perspective of education as a transformative practice (Freire, 1974, 1986, 1996). The results indicate that Geography, when approached critically and reflectively, expands students’ knowledge, helping them understand the territorial and social dynamics around them. It was also found that the school's previous structural precariousness and urban violence directly influence teaching conditions, making Geography an important tool for reading reality and fostering social engagement among students. Thus, School Geography emerges not only as a curricular component but also as a tool for social transformation and a driver of active citizenship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o sonho e a realidade: o professor e a geografia como propulsores da formação cidadã na E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, Fortaleza, Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino de Geografia desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos alunos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Este estudo investiga como a Geografia Escolar e o Professor de Geografia podem contribuir para o desenvolvimento da cidadania ativa dos estudantes da E.E.M.T.I Dona Hilza Diogo de Oliveira, no bairro Vila Velha, Fortaleza, Ceará. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, baseia-se na observação das aulas, no cotidiano do bairro e em entrevistas semiestruturadas com alunos egressos e com o professor de Geografia. O referencial teórico fundamenta-se na Geografia Escolar e na formação dos professores como pilares para a construção do conhecimento crítico e emancipatório (Pontuschka, Paganelli e Cacete, 2007; Kaercher, 2007, 2014), no professor mediador como elemento central na formação crítica dos alunos (Cavalcanti, 1999, 2012, 2019) e na cidadania ativa como fator essencial para a participação social (Marshall, 1967). Além disso, apoia-se na perspectiva da educação como prática transformadora (Freire, 1974, 1986, 1996). Os resultados indicam que a Geografia, quando abordada de forma crítica e reflexiva, amplia o repertório dos estudantes, ajudando-os a compreender as dinâmicas territoriais e sociais que os cercam. Evidenciou-se também que a antiga precariedade estrutural da escola e a violência urbana influenciam diretamente as condições de ensino, tornando a disciplina um importante instrumento para a leitura da realidade e a mobilização social dos alunos. Dessa forma, a Geografia Escolar se revela não apenas como um componente curricular, mas como uma ferramenta de transformação social e propulsora da cidadania ativa.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de geografiapt_BR
dc.subject.ptbrCidadania ativapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino na cidadept_BR
dc.subject.enGeography teachingpt_BR
dc.subject.enActive citizenshippt_BR
dc.subject.enTeaching in the citypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-6130-1746pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2892758250893145pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6104723368550136pt_BR
local.date.available2025-08-19-
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_alsmelo.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.