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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81867| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A repercussão das relações familiares no processo de alfabetização à luz da teoria de João dos Santos |
| Autor(es): | Ribeiro, Tatiane Nascimento |
| Orientador: | Holanda, Patricia Helena Carvalho |
| Palavras-chave em português: | Relações familiares;Alfabetização;Ensino e aprendizagem |
| Palavras-chave em inglês: | Family relationships;Literacy;Teaching and learning |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | RIBEIRO, Tatiane Nascimento. A repercussão das relações familiares no processo de alfabetização à luz da teoria de João dos Santos. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A presente pesquisa investigou qual a repercussão das relações familiares no processo de alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Fortaleza. A escolha do tema deu-se a partir das observações e inquietações advindas da minha prática enquanto professora alfabetizadora, ao reconhecer o ambiente familiar como o primeiro espaço de aprendizagem, sem esquecer que a qualidade das relações desenvolvidas nesse meio molda a subjetividade dos seus membros e exerce influência no modo como a criança chega à escola. Adicione-se, a isso, que a alfabetização não se limita aos métodos e prontidão da criança, é um percurso que envolve múltiplos aspectos, entre os quais destacam-se a subjetividade da criança e o seu estado emocional. Assim sendo, a pesquisa apoia-se nas contribuições da teoria de João dos Santos (1983; 2016) ao defender a aproximação entre a psicanálise e a pedagogia com o objetivo de compreender os entraves de ordem emocional no processo de aprendizagem das crianças, ressaltando a importância das relações familiares na estruturação da personalidade e manutenção da saúde emocional da criança por meio de experiências que promovam a autonomia, o amor, a aprovação e o respeito a sua individualidade e necessidades próprias da infância. É uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada no método história de vida, foi desenvolvida na Escola Municipal João Nogueira Jucá em Fortaleza e teve como sujeitos as mães de alunos do 2º ano do ensino fundamental que apresentaram dificuldades no processo de alfabetização. Para a coleta das evidências empíricas, foram utilizados os procedimentos de entrevistas abertas, desenho projetivo e observação. Já a análise dos dados coletados foi orientada pelos princípios da abordagem qualitativa e da metodologia da História de Vida, buscando compreender os sentidos atribuídos pelas mães às suas experiências e às dificuldades enfrentadas pelos filhos no processo de alfabetização. Por meio deste estudo, foi possível concluir que as relações familiares exercem influência significativa no processo de alfabetização. As dificuldades observadas em sala de aula, seja no comportamento ou no desempenho acadêmico, estão, muitas vezes, atravessadas por vínculos afetivos frágeis, por ausências simbólicas e por conflitos emocionais não elaborados. Assim, diante das dificuldades que algumas crianças apresentam no decorrer do processo de alfabetização, convém que a escola tenha um olhar sensível acerca da história de vida dessa criança e procure aproximar-se da família a fim de compreender como pode intervir adequadamente nas dificuldades identificadas. |
| Abstract: | This research investigates the impact of family relationships on the literacy process of secondgrade children in a public elementary school in Fortaleza. The topic was chosen based on observations and concerns arising from my practice as a literacy teacher, recognizing the family environment as the first space of learning. Importantly, the quality of relationships developed within this sphere shapes the subjectivity of its members and influences how children arrive at school. Additionally, literacy is not limited to teaching methods or a child9s readiness; it is a journey involving multiple aspects, particularly the child9s subjectivity and emotional state. The study draws on the contributions of João dos Santos9 theory (1983; 2016), which advocates for bridging psychoanalysis and pedagogy to understand emotional barriers in children9s learning processes. It emphasizes the role of family relationships in structuring personality and maintaining emotional health through experiences that foster autonomy, love, approval, and respect for the child9s individuality and developmental needs. This qualitative research, based on the life history method, was conducted at Escola Municipal João Nogueira Jucá in Fortaleza, with participants consisting of mothers of second-grade students who faced difficulties in the literacy process. Empirical evidence was gathered through open interviews, projective drawing techniques, and observation. Data analysis followed the principles of qualitative research and life history methodology, aiming to interpret the meanings mothers attributed to their experiences and their children9s struggles in literacy. The findings reveal that family relationships significantly influence literacy development. Classroom difficulties, whether behavioral or academic, often stem from fragile emotional bonds, symbolic absences, and unresolved emotional conflicts. Thus, when children face literacy challenges, schools should adopt a sensitive approach to their life histories and engage families to better understand and address these difficulties. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81867 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3347105956167087 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0578752312396260 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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