Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81844
Tipo: Tese
Título : As unidades temáticas de matemática e as Ilhas Epistemológicas: entrelaces na formação continuada de professores
Autor : Menezes, Eliziete Nascimento de
Tutor: Santos, Maria José Costa dos
Palabras clave en portugués brasileño: Ilhas Epistemológicas;Interdisciplinaridade;Ensino de matemática;Unidades temáticas;Formação de professores
Palabras clave en inglés: Epistemological islands;Interdisciplinarity;Teaching mathematics;Thematic units;Training of teachers
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : MENEZES, Eliziete Nascimento de. As unidades temáticas de matemática e as Ilhas Epistemológicas: entrelaces na formação continuada de professores. 2024. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O sistema de ensino no Brasil apresenta-se organizado em uma estrutura estratificada, cujas etapas decompostas em anos não dialogam, apontando o ensino de uma matemática engessada a partir de práticas que justificam um ensino segmentado em ilhas. Faz-se aqui uma analogia que, da mesma forma que a ilha se constitui como porção de terra emersa cercada de água por todos os lados e isolada do continente, o componente curricular de matemática encontra-se isolado dos demais sem estabelecer conexão com objetos de conhecimento das unidades temáticas de matemática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com componentes afins ou outros componentes curriculares. O objeto de tese são as contribuições da formação continuada dos professores pedagogos que ensinam matemática no sentido de desconstruir as Ilhas Epistemológicas nas unidades temáticas do componente curricular de matemática da BNCC. Diante desta problemática, questiona-se: Como a formação continuada pode contribuir para entrelaçar as unidades temáticas de matemática da BNCC e os componentes curriculares que permeiam a formação, desconstruindo as Ilhas Epistemológicas, visando a construção de penínsulas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da matemática? A hipótese levantada é que a formação continuada dos professores pedagogos que ensinam matemática a partir dos atuais documentos oferece aspectos que necessitam de melhorias dando a impressão de não preparar os docentes para um ensino de matemática de forma interdisciplinar, que se estenda para além das unidades temáticas de matemática da BNCC, rompendo com as Ilhas Epistemológicas, de modo a transformá-las em penínsulas. Objetivase analisar as contribuições da formação continuada para a desconstrução das Ilhas Epistemológicas entre as unidades temáticas de matemática da BNCC, contribuindo para a prática educativa dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para dar conta desse objetivo, discute-se teoricamente os conceitos sobre a formação de professores para o ensino de matemática, a interdisciplinaridade, entre outros. Tais reflexões têm aporte teórico nos documentos como a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular Referencial do Ceará. A metodologia constou de pesquisa básica e exploratória com abordagem qualitativa. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia Sequência Fedathi, utilizando dados coletados nas atividades e fóruns via formulário eletrônico. A pesquisa foi realizada durante o curso de extensão: A Matemática no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais a Partir da BNCC. Os resultados apontam que os professores apresentaram experiências com abordagem interdisciplinar, podendo ser observado também aspectos da Insubordinação Criativa, isto pode ser indício de uma ruptura nas Ilhas Epistemológicas, transformando-as em penínsulas a partir das práticas vivenciadas. Conclui-se que a formação continuada por meio do curso trouxe contribuições teórico-práticas mediante vivências e estudos interdisciplinares e insubordinados promovendo abalos epistemológicos nas práticas dos cursistas observados nas apresentações, comprovando a relevância da pesquisa que mostra ser possível desconstruir Ilhas Epistemológicas e construir penínsulas na relação entre as unidades temáticas de matemática da BNCC.
Abstract: The Brazilian education system is organized in a stratified structure, whose stages, broken down into years, do not connect with each other. This suggests a rigid mathematics education based on practices that justify a segmented education system. An analogy is drawn here: just as an island is a piece of land surrounded by water on all sides and isolated from the mainland, the mathematics curriculum component is isolated from other components, lacking connection to the knowledge objects of the thematic units of the National Common Curricular Base (BNCC), related components, or other curricular components. The focus of this thesis is the contributions of continuing education for mathematics teachers to deconstructing the Epistemological Islands within the thematic units of the BNCC mathematics curriculum component. Given this problem, the question is: How can continuing education contribute to intertwining the thematic units of mathematics of the BNCC and the curricular components that permeate training, deconstructing the Epistemological Islands, aiming at the construction of peninsulas to improve the mathematics teaching-learning process? The hypothesis is that the ongoing training of mathematics teachers based on current documents presents aspects that require improvement, giving the impression of not preparing teachers for interdisciplinary mathematics teaching, extending beyond the BNCC's thematic mathematics units, breaking with the Epistemological Islands, transforming them into peninsulas. The objective is to analyze the contributions of ongoing training to the deconstruction of the Epistemological Islands within the BNCC's thematic mathematics units, contributing to the educational practice of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school. To achieve this objective, we discuss theoretical concepts of teacher training for mathematics teaching, interdisciplinarity, and other concepts. These reflections are theoretically supported by documents such as the Law of Guidelines and Bases, the National Education Plan, the National Common Curricular Base, and the Ceará Reference Curricular Document. The methodology consisted of basic and exploratory research with a qualitative approach. Data analysis was conducted using the Fedathi Sequence methodology, using data collected through online forms during activities and forums. The research was conducted during the extension course: Mathematics in Elementary Education from the Initial Years Based on the BNCC. The results indicate that the teachers presented experiences with an interdisciplinary approach, and aspects of Creative Insubordination were also observed. This may indicate a rupture in the Epistemological Islands, transforming them into peninsulas based on the practices experienced. It is concluded that the continuing education provided through the course brought theoretical and practical contributions through interdisciplinary and insubordinate experiences and studies, promoting epistemological changes in the practices of the students observed in the presentations, demonstrating the relevance of the research, which shows that it is possible to deconstruct Epistemological Islands and construct peninsulas in the relationship between the thematic units of mathematics of the BNCC.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81844
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1409257127963907
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1409257127963907
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_enmenezes.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.