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Tipo: Dissertação
Título: O uso de rubricas e devolutivas no processo de avaliação da aprendizagem
Autor(es): Nunes, Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave em português: Avaliação da aprendizagem;Rubricas;Devolutivas
Palavras-chave em inglês: Learning assessment;Rubrics;Feedback
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: NUNES, Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa. O uso de rubricas e devolutivas no processo de avaliação da aprendizagem. 2025. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma multisseriada de uma escola pública, de tempo integral da rede municipal de Tamboril, no Estado do Ceará, com o objetivo de analisar de que maneira o uso de rubricas combinadas com devolutivas de forma alinhada ao planejamento pedagógico pode potencializar o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa justifica-se pela oferta de instrumentos robustos para aprimorar e fortalecer o processo de avaliação formativa. De abordagens qualitativa, quantitativa e intervencionista, a pesquisa apoiou-se, especialmente, em Wiggins e McTighe (2019) e Black et al. (2018) para sua sustentação teórica, visto que no Brasil as produções acadêmicas sobre a temática ainda são escassas. Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e observação e tratados de acordo com o método de análise de Bardin (2010). Os resultados evidenciam que as rubricas e devolutivas, quando bem implementadas, não apenas facultam ao estudante a autorregulação de sua aprendizagem e a progressão em seus níveis de desempenho, mas também transformam significativamente a prática docente. Ao proporcionarem um sistema criterioso para a coleta de evidências de aprendizagem, essas ferramentas permitem o (re)planejamento ágil das ações pedagógicas, garantindo respostas tempestivas e personalizadas às necessidades individuais de cada discente. Dessa forma, revela-se o potencial desses instrumentos para aprimorar substancialmente o processo de avaliação formativa e para promover oportunidades de aprendizagem mais equitativas.
Abstract: This study presents the results of research conducted in a multigrade classroom at a full-time public school in the municipal network of Tamboril, Ceará State, Brazil. The objective was to analyze how the use of rubrics, combined combined with feedback in line with pedagogical planning can enhance the learning process in the early years of primary school. The relevance of this research is justified by its provision of robust tools to improve and strengthen the formative assessment practices. With a qualitative, quantitative and interventionist approach, the research relied especially on Wiggins and McTighe (2019) and Black et al. (2018) for its theoretical underpinning, given that academic productions on the subject are still scarce in Brazil.. The data was collected through questionnaires, interviews and observation and processed according to Bardin's (2010) method of analysis. The results demonstrate that wellimplemented rubrics and feedback not only enable students to self-regulate their learning and progress in performance levels, but also significantly transform teaching practice. By providing a structured system for gathering learning evidence, these tools allow for agile (re)planning of pedagogical actions, ensuring timely responses to each student9s individual needs. Thus, the study reveals the potential of these instruments to substantially improve formative assessment processes and promote more equitable learning opportunities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81658
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0002-6177-4504
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6529618334158636
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-9166-8887
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5925252647916359
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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