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dc.contributor.advisorLima, Isaías Batista de-
dc.contributor.authorSousa Filho, Mário Cabral de-
dc.date.accessioned2025-07-21T16:50:34Z-
dc.date.available2025-07-21T16:50:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Mário Cabral de. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81649-
dc.description.abstractFinancial education is largely absent from the daily lives of the Brazilian population. Recent surveys (CNDL/SPC, 2022) show that Brazilians are in debt, and that families are facing problems related to the difficulties of managing their money. At school, on the other hand, financial education should be applied in an interdisciplinary way, as guided by the National Common Core Curriculum (BNCC) and not just teach conventional content, which does not always relate to the practical lives of students. This research emerges from an understanding of the importance of financial education for life in society and the role that schools can play in this process. Thus, the general aim of this study is to analyze the use of the picnic game, through cooperative learning, in relation to its contributions to the learning of financial educa-tion among 5th grade students. This research is based on the hypothesis that the didactic use of the picnic game, through cooperative learning, contributes to students' learning of financial education. The locus of the research was a public school in the municipality of Fortaleza and 30 students from the fifth year of elementary school took part. The methodology of this re-search is characterized as being descriptive, with a qualitative approach. It is divided into three phases: in the first phase, a structured questionnaire from the Brazilian Olympics of Fi-nancial Education (OBEF, 2022) was applied, with the aim of identifying their knowledge of financial education. In the second phase, a di-dactic sequence guided by Zabala (1998) was developed, organized into 6 interventions, using Aronson's (1978) jigsaw method, with the use of the picnic game (IBS, 2023), as a didactic resource, regarding the contributions to the students' financial education. In the third phase, a final printed questionnaire (OBEF, 2022) was administered on the knowledge acquired after the didactic sequence and a survey-type questionnaire on the Likert scale (1932), in printed format, with the aim of evaluating the di-dactic potential of using the picnic game and the students' perceptions. Bardin's (2016) con-tent analysis method was adopted. The results of the research were: students' difficulty in solving problems involving arithmetic operations, the use of the picnic game provided greater understanding of financial education and mathematics content, as well as increasing students' interest and the development of cognitive skills with the use of cooperative learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso didático do jogo piquenique por meio da aprendizagem cooperativa no ensino de matemática e educação financeira no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação financeira está bastante ausente no cotidiano da população brasileira. O que se verifica, por meio de pesquisas recentes (CNDL/SPC, 2022), é o endividamento dos brasileiros, de famílias que enfrentam problemas concernentes às dificuldades de administrar o dinheiro. Na escola, por sua vez, a educação financeira deve ser aplicada de forma interdisciplinar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e não ensinar apenas os conteúdos convencionais, que nem sempre dialogam com a vida prática dos educandos. A presente pesquisa emerge da compreensão da importância da educação financeira para a vida em sociedade e o papel que a escola pode exercer nesse processo. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o uso do jogo piquenique, por meio da aprendizagem cooperativa, com relação às contribuições na aprendizagem da educação financeira dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa parte da hipótese de que o uso didático do jogo piquenique, através da aprendizagem cooperativa, contribua para o aprendizado de educação financeira dos alunos. O lócus da pesquisa foi uma escola pública do município de Fortaleza e participaram deste estudo, 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva, tendo uma abordagem qualitativa. Divide-se em três fases: a primeira fase aplicou-se um questionário estruturado impresso da Olimpíada Brasileira de educação Financeira (OBEF, 2022), com o objetivo de identificar seus conhecimentos de educação financeira. Na segunda fase, foi desenvolvida uma sequência didática norteada por Zabala (1998), organizada em 6 intervenções, utilizando o método jigsaw de Aronson (1978), com a utilização do jogo piquenique (IBS, 2023), como recurso didático, quanto às contribuições na educação financeira dos alunos. Na terceira fase, foi aplicado um questionário final impresso da (OBEF, 2022), sobre os conhecimentos adquiridos após a sequência didática e um questionário tipo survey na escala Likert (1932), no formato impresso com o propósito de avaliar o potencial didático do uso do jogo piquenique e as percepções dos alunos. Foi adotado o método de análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa teve como resultados: dificuldade dos alunos na resolução de problemas que envolve operações aritméticas, o uso do jogo piquenique proporcionou maior compreensão nos conteúdos de educação financeira e matemática, bem como aumentou o interesse dos alunos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas com a utilização da aprendizagem cooperativa.pt_BR
dc.subject.ptbreducação financeirapt_BR
dc.subject.ptbraprendizagem cooperativapt_BR
dc.subject.ptbrjogos educativospt_BR
dc.subject.enfinancial educationpt_BR
dc.subject.eneducational gamespt_BR
dc.subject.encooperative learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-8008-7018pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5024121736263158pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4625217174686713pt_BR
local.date.available2025-
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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